Equipe de educadores da STTrans vai participar da 11ª Rota do Sol

Por - em 32

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai estar presente na 11ª edição do Rota do Sol MotoFest. O evento que reúne admiradores das “duas rodas” e todos os anos atrai motociclistas de todo o Brasil, terá a participação de uma equipe de Educação para o Trânsito. O MotoFest acontece até o próximo domingo (22), nas imediações do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.

A equipe de Educação para o Trânsito da STTrans vai distribuir material educativo às pessoas que passarem pela tenda do órgão, montada no final da Avenida Epitácio Pessoa. Os educadores irão repassar orientações de segurança aos motociclistas e distribuirão uma cartilha com os “Dez mandamentos” para uma pilotagem de motocicleta com mais segurança.

São muitos os casos de pessoas que perderam a vida por não estar usando o capacete de segurança por ocasião do acidente. O uso do capacete é obrigatório para os que conduzem motocicleta, motoneta ou ciclomotor, além de ser uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na CNH. Essa infração é a maior causa de acidentes com resultado morte.

Estatística – Para se ter uma ideia do risco que se corre ao pilotar sem respeitar os padrões mínimos de segurança, em João Pessoa 35% dos acidentes de trânsito envolvem motos. Outro dado preocupante, é que 24% das pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito e acabaram morrendo estavam em motocicletas.

A Superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, disse que as ações educativas serão intensificadas, haja vista os bons resultados que estão sendo obtidos com campanhas como a da travessia da faixa de pedestres, que reduziu sensivelmente o número de atropelamentos em João Pessoa.