Equipe de Judô de JP conquista 6 medalhas em competição regional

Por - em 38

Os seis atletas da equipe de judô do Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Valentina, que são atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), conseguiram resultados expressivos no Campeonato Brasileiro de Judô da Região II, realizado no final de semana, 2 e 3 de abril, em Natal, Rio Grande do Norte. Todos os seis atletas paraibanos conquistaram medalhas, sendo que foram duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

A atual campeã sul-americana de Judô, Flávia Maria, foi a campeã na categoria sub-17 feminino; enquanto que Fábio Émerson ficou com o título na categoria Sub-15 masculino. Natália de Lima (Sub-15) e Wesleyanna Silva (Sub-13) ganharam medalhas de prata; e Alícia Maria (Sub-15) e Juliana Mayara (Sub-17) ficaram com medalhas de bronze.

A competição, que reuniu atletas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba, serviu como preparação para o Campeonato Paraibano de Judô, que vai acontecer daqui a duas semanas em João Pessoa e vai servir como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô, que reunirá atletas de todos os estados brasileiros.

Como apenas os campeões de cada categoria se classificam para a competição nacional, a equipe do CRC não poderá ir completa. Mas ainda assim o coordenador do CRC do Valentina, Esmeraldino de Albuquerque, trabalha com a possibilidade real de a equipe levar quatro judocas representando o Estado (os dois medalhistas de ouro e os dois de prata desta última competição são os favoritos). “Na Paraíba, eles são absolutos em suas categorias. Acho que não haverá surpresas”, sentencia.

O projeto do Centro de Referência, com atletas do Peti, foi iniciado há cinco anos e desde então os resultados não param. Fábio Émerson, por exemplo, foi quem primeiro conquistou um resultado expressivo, quando em 2009 foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro.

Mas para que as conquistas aconteçam, eles mantêm uma agenda rigorosa. Todas as manhãs os jovens participam de atividades lúdicas, como leitura e aulas de xadrez no CRC e durante as tardes assistem aula na Escola Municipal Cícero Leite, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os treinos acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, mas são sempre dois por dia. O primeiro das 10h30 às 12h e o segundo das 18h30 às 21h30.

Esmeraldino comemora o alto nível que os atletas conquistaram, mas lembra que isto só foi possível com muito esforço e treinamento. “Agora estamos conquistando os resultados. Vamos muito provavelmente levar quatro atletas para o Campeonato Brasileiro de 2011, dobrando assim o número de atletas que classificamos no ano passado. E não vamos parar por aí”, declara, prometendo ainda mais resultados expressivos para o futuro.