Equipe de judô do Peti participa de seletiva regional em Recife

Por - em 55

A equipe de Judô do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Valentina participa a partir deste sábado (10), no Ginásio Geraldão, na cidade de Recife (PE), da seletiva regional do Campeonato Brasileiro de Judô. A etapa é classificatória para os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano das categorias de base Sub 13 e Sub 15.

Segundo o técnico e educador do Peti, Felipe Cassimiro, as expectativas de sucesso da equipe são boas. “Acreditamos que dos 11 atletas, pelo menos sete já deverão se classificar nesta etapa para o Campeonato Brasileiro de Judô. Os demais têm chances positivas, mas caso não consigam, eles participarão da seletiva local, que acontecerá no próximo semestre, para tentar essa vaga no Brasileirão”.

O Projeto – A equipe de Judô é fruto de um projeto desenvolvido pelo coordenador do CRC do Valentina, Esmeraldino Albuquerque, que identificou dentre os alunos do Peti, o potencial destes meninos e meninas para o Judô. “Com a necessidade de um espaço mais apropriado, criamos a Academia Shinto-dô, sem fins lucrativos, que atende crianças carentes que moram no Valentina de Figueiredo e comunidades vizinhas. A única exigência é que eles estejam frequentando a escola e tenham bom rendimento”, justificou Esmeraldino.

Sobre a competição, o coordenador afirmou que a delegação de 11 atletas do Peti transmite a alegria de ver bons resultados no trabalho que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem desenvolvendo. No ano de 2008 viajamos com três atletas, em 2009, com oito atletas e agora em 2010, 11 atletas. Essa ascensão se reflete num processo educacional através do esporte e de parcerias que começaram há três anos atrás com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Alpargatas, além de todo um conjunto de profissionais que ajudou e acreditou no potencial dessas crianças. Hoje temos em destaque Flávia Maria, 15 anos, já classificada para o Sul-Americano, que acontecerá em junho na Argentina, e Fábio Émerson, que no ano passado ficou em 3º lugar em sua categoria no Brasileirão e este ano tenta se classificar para o Pan-Americano, entre outros jovens talentos”, observou.

Equipe – Fazem parte da equipe os seguintes atletas: Wesleyanna Silva, Roberta Ramos, Nathália de Lima, Alícia Maria, Fábio Émerson, João Batista Júnior, Flávia Maria, Edvânia Sueli, Juliane Mayara, Rachel Samarah e Herosmar Pereira integram a delegação da Federação Paraibana de Judô (Fepaju), que participa da competição com 100 atletas.