Equipe do OD apresenta experiência da PMJP durante Encontro Nacional da Rede

Por - em 97

A experiência do Orçamento Democrático de João Pessoa com sua metodologia, estratégias de mobilização para participação popular e elaboração de políticas públicas a partir do diálogo com os moradores da cidade, será apresentada durante o ‘6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo’. O evento será realizado no município de Várzea Paulista, interior de São Paulo, a partir desta terça (8) até a quinta-feira (10). A experiência da PMJP será apresentada pelo secretário executivo do OD, Tibério Limeira; o diretor de planejamento, João Bosco Gomes; e a assessora técnica Nadja Raissa Almeida.

Implantado em 2005 na cidade de João Pessoa, o Orçamento Democrático em seu oitavo ano apostou nas reuniões preparatórias para o ciclo, no aprimoramento da metodologia com a criação do Formulário de Demandas e reforçou a campanha de mídia com peças publicitárias em rádio, TV, internet, busdoor e faixas. O secretário do OD, Tibério Limeira, destaca o conjunto de ações de forma integrada com a Secretaria de Comunicação (Secom) um diferencial que resultou, inclusive, na renovação de público.

“Unimos esforços para garantir mais participação popular e conseguimos atrair 51% do público que estava frequentando o Orçamento Democrático pela primeira vez. É essa experiência que une os esforços institucionais da Prefeitura de João Pessoa e suas várias secretarias e órgãos junto à mobilização nas comunidades e bairros que vamos apresentar, traçando um panorama com os desafios, dificuldades, mas, sobretudo, de conquistas para que o orçamento tenha de fato o dedo da participação popular”.

Evento – Durante o 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, a equipe apresentará as estratégias que a Prefeitura de João Pessoa tem utilizado para fortalecer a participação popular conforme explicou o diretor de planejamento do OD, João Bosco Gomes, ressaltou que. “A equipe vai mostrar as mudanças metodológicas que foram implantadas nesses sete anos de OD em João Pessoa e como elas melhoraram o entendimento do poder público no encaminhamento das demandas da população. A inclusão do Formulário de Demandas possibilitou tanto um entendimento mais amplo dos anseios dos moradores de João Pessoa como as necessidades que chamamos de zeladoria, que são as melhoras constantes nos serviços prestados pelo poder público a exemplo da infraestrutura, limpeza urbana e trânsito”.

Temas – Os temas durante o encontro se desenvolverão em torno do Orçamento Participativo como instrumento de políticas públicas, a troca de experiências sobre metodologias e os processos de aprimoramento, a articulação e fortalecimento da rede em torno do tempo orçamento participativo e a institucionalização desse fórum.

Um dos objetivos da rede é, além de propiciar o intercâmbio, registrar as experiências desenvolvidas no Brasil. A Rede Brasileira de Orçamento Participativo possui atualmente mais de 70 cidades, entre elas João Pessoa, filiadas, além do processo de filiação em curso, segundo a coordenação da articulação dos estados da Paraíba, Distrito Federal, Ceará e Rio Grande do Sul.