Equipe do Orçamento Democrático participa de evento em Fortaleza

Por - em 19

A Coordenadoria do Orçamento Democrático da Prefeitura de João Pessoa vai participar nesta quinta (27) e sexta-feiras (28) do III Encontro da Rede Nordestina de Orçamentos e Participação Popular, que acontece na cidade de Fortaleza (CE). O evento tem como objetivo promover uma troca de experiências entre as cidades que implantaram o orçamento participativo e fomentar a organização de redes regionais.

“Este é um encontro preparatório para o Encontro Nacional de Orçamentos, que vai acontecer em dezembro e onde iremos promover apoios a cidades que pretendem enfrentar o desafio de implantar mecanismos de participação popular na gestão do orçamento público”, informou a coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida. O encontro é organizado pelas cidades de Fortaleza e João Pessoa, integrantes do comitê organizador da Rede Brasileira de Orçamento Participativo pela região Nordeste, e contará com a participação das demais cidades que integram o comitê organizador desta e de outras regiões do Brasil.

Estão sendo esperadas cerca de 20 cidades nordestinas que implementaram ferramentas de participação popular entre elas Picuí (PB), Maceió (AL), Recife (PE) e Natal (RN). A representante da Rede Brasileira de Orçamentos Participativos, Claudinéia Ferreira Jacinto, também participará da atividade.

Implantação – O Orçamento Democrático foi implantado em João Pessoa há cinco anos e a cada ano registra uma crescente participação popular, onde a população indica ao Governo Municipal as principais obras, ações e serviços que precisam ser realizadas no município. Na próxima segunda-feira (31), a Coordenadoria do Orçamento, que faz parte da Secretaria da Transparência Pública, dá inicio à quarta etapa do ciclo orçamentário, realizando as Audiências Setoriais.