Equipe do Projeto SIM conclui mais uma etapa do Módulo Orçamentário

Por - em 48

A equipe de Planejamento Orçamentário e Execução da Despesa do Projeto SIM (Sistema de Informação Municipal) concluiu mais uma etapa do Módulo Orçamentário e apresentou o Submódulo de Planejamento e Elaboração do Orçamento, na tarde da última quarta-feira (6), para os diretores da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Seplan/PMJP).

A apresentação, nas dependências do Ed. Metropolitan, no bairro Expedicionários, contou com a participação da diretora de Programação Orçamentária da Seplan, Ana Maria Tomaz; do chefe da Divisão de Programação Orçamentária da Seplan, Jorge Freitas do Amaral, além da equipe do SIM, composta pelo Gerente de Escopo do projeto, Jorge Alcoforado; do Scrum Master, Jonas Ieno; dos analistas de sistemas Anna Clara Nóbrega, Ana Carla Gomes e Carlos Barbosa Gomes Filho; além da professora do Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB), Juliana Dantas.

O Módulo Orçamentário do projeto SIM objetiva informatizar a elaboração do orçamento público, integrando os três instrumentos de planejamento: Plano Plurianual (PPA), Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Nesta etapa, foram apresentados relatórios que servirão de fonte de dados para Portal da Transparência da PMJP. É através deles que o cidadão poderá acompanhar o Planejamento Orçamentário do Governo Municipal.

De acordo com a diretora de Programação Orçamentária da Seplan, Ana Maria Tomaz, observados os relatórios apresentados hoje se percebe que, aquilo que é proposto e produzido pelo SIM está cada vez mais harmonizado com as necessidades da Prefeitura de João Pessoa. “Pelo que temos visto aqui nos relatórios apresentados, está tudo em conformidade. Mas só quando nós colocarmos tudo em prática é que poderemos ou não dar uma avaliação final. Por hora, tudo que eu vi aqui está devidamente aprovado”, revelou.

O chefe da Divisão de Programação Orçamentária da Seplan, Jorge Freitas do Amaral, ressaltou que a flexibilidade apresentada pelo Sistema de Informação Municipal é um dos pontos fortes do projeto. “O que nos foi apresentado está em conformidade com o que esperamos. Porém, muita coisa precisa ser feita junto conosco, in loco, na Prefeitura, pois surgem novos desafios no dia-dia, por isso essa flexibilidade e essa ação conjunta é tão importante”, frisou.

Resultados sólidos – Para o coordenador técnico do projeto SIM, Cláudio Fortier, esta apresentação vem acrescer, de forma importante, os resultados do projeto, além de demonstrar um dos pontos fortes da metodologia do SIM: a participação efetiva dos profissionais da PMJP no processo de desenvolvimento. “Com o envolvimento de todos, teremos resultados mais sólidos e em menos tempo”, finalizou.