Equipe especial de manutenção inicia trabalho na Praça da Paz

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iniciou nesta quarta-feira (2) o trabalho de manutenção dos espaços públicos que será realizado por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) especialmente criada com essa finalidade. A Praça da Paz, nos Bancários, será a primeira a receber os trabalhadores, responsáveis pelo conserto de brinquedos, restauração de calçadas, quadras e pistas de esporte sobre rodas.

O local é bastante utilizado pela população desde sua inauguração, em 2006, o que explica a necessidade da manutenção em virtude das ações do tempo e do uso frequente. “A ação é um avanço da administração municipal no sentindo de conservar os espaços que geram serviço à população”, definiu o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani. A Praça da Paz possui uma pequena biblioteca (Sesi), um anfiteatro, bares, playground, além de espaço para caminhadas.

Depois dos trabalhos nos Bancários, a equipe se desloca para as mesmas ações na Praça do Caju, no Bessa, e na Praça São Gonçalo, no bairro da Torre. O secretário lembra que entre as atividades nas praças, a equipe da Sedurb atenderá outras demandas em vários equipamentos urbanos da cidade. “Essa é uma equipe especial de manutenção. O trabalho começa nas praças, mas se estende para os mercados públicos e cemitérios”, completa.

Equipe especial – A equipe da Sedurb conta com 20 homens que terão a missão de manter sempre novos os benefícios realizados pela em todos os equipamentos urbanos. Eles serão responsáveis pelo trabalho de pintura, manutenção da rede elétrica e conservação dos ambientes. Lucius Fabiani acrescentou que é muito importante a parceria com os moradores da cidade para que os locais possam ser utilizados por mais tempo. “A consciência da população é o que vai ajudar a manter o patrimônio público”, destaca.

Outros serviços – Mesmo com os trabalhos da equipe de manutenção, algumas ações permanecem sendo realizadas por outras secretarias. Um exemplo são os serviços de jardinagem, realizados pela Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A coleta de lixo nos espaços públicos, bem como, outros serviços de limpeza, continuam sob a responsabilidade da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlur).