Equipes da Emlur realizam operação de limpeza no bairro do Bessa

Por - em 97

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando uma operação de limpeza no bairro do Bessa durante toda esta semana. Seis equipes de arrastão, volante, aquática e roçadeira foram deslocadas para realizar o trabalho que esta se concentrando nas vias de maior acesso e nos pontos onde há acúmulo de lixo e de vegetação.

De acordo com o superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani, o trabalho faz parte das ações da Emlur dentro da programação de limpeza dos bairros da Capital. Além disso, são escolhidos determinados pontos para uma ação intensificada de acordo com os pedidos da população através de diversos meios, como as redes sociais, no @pmjpEMLUR e pelo telefone 0800 083 24 25.

“A participação da população é muito importante para determinarmos os pontos onde há uma maior necessidade de uma intervenção. Mas também temos fiscais da Emlur que circulam pela cidade e verificam locais onde ocorre o descarte incorreto de resíduos”, afirmou Lucius Fabiani.

Trabalho no Bessa – O trabalho realizado no Bessa compreende os serviços de varrição, coleta, capinação e roço, realizado pelas equipes arrastão, volante, aquática e roçadeira. Após essa etapa, é feito o trabalho de pintura dos meios-fios, para dar o acabamento no serviço. Para estas tarefas, os agentes de limpeza fazem uso de carrinhos de mão, enxadas, pás e roçadeiras, além dos equipamentos de pintura. Com o término do serviço manual, um caminhão da Autarquia é deslocado para o local, para fazer a coleta do material já separado pelos agentes.

O objetivo da ação é desobstruir as principais vias públicas do bairro, retirando o lixo e a vegetação que estiverem prejudicando o deslocamento dos veículos e dos pedestres. Estas operações são realizadas pelo Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac), para assegurar a manutenção da limpeza de vias, equipamentos, praças e outros espaços públicos que sirvam à população.

Além da Emlur, as empresas terceirizadas que também atuam na limpeza urbana, também deslocaram agentes de limpeza para efetuar o serviço que compreende toda a extensão do bairro. Os trabalhos têm início às 7h e são finalizados às 11h. Já no período da tarde, começam às 13h e se encerram às 17h.