Equipes da Saúde visitam vítimas de chuvas em João Pessoa

Por - em 28

www.joaopessoa.pb.gov.br

Equipes de Saúde da Família realizaram nesta quarta-feira (20) mais uma visita às famílias vítimas da chuva na Capital abrigadas em três escolas públicas nos bairros Treze de Maio, Jardim Veneza e João Paulo II. Equipes multiprofissionais, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares em enfermagem e agentes de saúde realizam ações preventivas, como atendimentos em atenção básica e conscientização para evitar doenças como a leptospirose.

As ações estão sendo realizadas diariamente desde a terça-feira (19) em todos os pontos de abrigo e nas áreas mais atingidas pelas chuvas na Capital em cada Distrito Sanitário. A iniciativa integra a adesão da Prefeitura Municipal de João Pessoa à campanha estadual ‘Solidários Paraíba’, que vai arrecadar alimentos para os desabrigados das chuvas que ocorreram no último final de semana, além de ações de auxílio à população afetada.

Segundo Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, um dos objetivos das visitas é a avaliação da necessidade do atendimento, bem como evitar que doenças que proliferam com a chuva, como a leptospirose, afetem a população. “Vamos disponibilizar hipoclorito nos territórios com maior chance de incidência de leptospirose ou enchentes, além de divulgarmos cuidados necessários com as águas das chuvas nos bairros mais atingidos por meio de carros de som e encaminharmos material educativo de leptospirose e hepatite”, assinalou Talita.

A sede da SMS, na Avenida Júlia Freire, s/n, é um dos postos de recolhimento da campanha “Solidários Paraíba”, situados em toda a cidade de João Pessoa, dentre eles a Subprefeitura, o Centro Administrativo Municipal (CAM), Terminal de Integração, Mercado de Mangabeira, Paço Municipal e Centro de Comércio do Varadouro. “A sede da SMS funcionará como ponto central de arrecadação para todos os distritos sanitários, que encaminharão doações como colchões, alimentos e roupas”, explicou.

Em João Pessoa há hoje 24 famílias desabrigas em virtude das chuvas do fim de semana, encaminhadas a abrigos e recebendo assistência da PMJP. Quatro delas são da Comunidade Mumbaba (Gramame) e foram alojadas na Escola Maria Quitéria, no Jardim Treze de Maio. Outras cinco famílias foram levadas para o Centro de Referência da Cidadania, no Jardim Veneza. Já 25 dos desabrigados são de famílias do Grotão e estão na escola Celso Furtado, no bairro de João Paulo II.