Equipes de limpeza da Emlur realizam força tarefa na Capital

Por - em 22

Além do trabalho que vem sendo realizado nas áreas de risco atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) continua normalmente sua programação diária para atender os bairros e comunidades com ações de limpeza em terrenos públicos, varrição de ruas, roço, capinagem e pintura de meio-fio. A Emlur mantém oito equipes trabalhando diuturnamente na manutenção da limpeza da cidade. As empresas terceirizadas, contratadas pela Autarquia, também possuem equipes de limpeza que atuam nas áreas onde são responsáveis pela coleta de resíduos sólidos.

Esta semana as equipes da Emlur estarão reforçando a ação nos seguintes bairros: Mandacaru, Bairro dos Estados, Valentina Figueiredo, Torre, Colibris (José Américo), 13 de maio, Planalto Boa Esperança (Valentina) e Manaíra.

Esse mutirão de limpeza é feito semanalmente pela Emlur em bairros e tem o objetivo manter ruas e avenidas sempre limpas. A população também pode contribuir para expansão da ação ligando e solicitando os serviços através do Serviço de Atendimento ou por ofícios encaminhados a superintendência. Os pedidos que chegam à Emlur são encaixados dentro da programação semanal feita pelo Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac).

A Emlur realiza ainda o trabalho de conscientização ambiental nos bairros e comunidades. O objetivo é conscientizar o cidadão da importância de sua participação na limpeza e manutenção da beleza da cidade. Apesar dos esforços do poder público, a população também deve colaborar ficando atenta aos horários de coleta de resíduos em sua região, evitando jogar lixo na rua e em terrenos baldios.

Equipamentos – Para realizar o serviço de limpeza nos bairros, os agentes usam ferramentas manuais como enxadas, carros de mão, estrovenga, ciscador, vassoura, além da roçadeira e de caminhões que recolhem os resíduos e levam para o Aterro Sanitário Metropolitano, em Mussuré. Quando o serviço é feito próximo a uma via pública, são utilizados cones para dar mais segurança aos trabalhadores e servir de alerta aos motoristas.

Coleta em toda cidade – A Emlur realiza a coleta de lixo domiciliar regularmente e de forma eficaz em todos os bairros da Capital, por meio das empresas terceirizadas. Trinta e duas comunidades de difícil acesso, onde o caminhão coletor não entra, são atendidas pela coleta alternativa, com a participação de um agente de limpeza da própria área, que recolhe todos os dias o lixo das residências e deposita em um local específico para ser coletado pelo veículo.

Alô Limpeza – A Emlur disponibiliza o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão – 0800 083 2425 para a população solicitar informações e emitir sugestões ou reclamações.
Endereço: avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados, por trás do Cemitério Senhor da Boa Sentença.