Equipes de Saúde da Família fazem oficina sobre fitoterapia

Por - em 31

As equipes de Saúde da Família das comunidades do João Paulo II, Nova República, CITEX e Funcionários II participam nesta terça-feira (10) de uma oficina sobre a fitoterapia e os cuidados com o uso das plantas medicinais. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Distrito Sanitário II e começa às 14hs, na Igreja Batista da Comunidade Nova República.

O objetivo principal do treinamento é contribuir com a implantação do projeto para inserir o uso da fitoterapia como prática terapêutica na atenção primária à saúde. Nessa primeira etapa, o enfoque será a sensibilização dos trabalhadores quanto à importância do uso das plantas medicinais no cuidado à saúde, agindo como uma alternativa terapêutica eficaz, segura e de baixo custo.

A fitoterapia é um tratamento caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. No Brasil, para que um medicamento seja considerado fitoterápico, ele não deve ter em sua composição substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. As matérias-primas dos medicamentos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos. O treinamento faz parte das atividades de integração das equipes, já que a partir do próximo ano irão ocupar o mesmo espaço físico na nova Unidade Integrada de Saúde da Família.