Equipes de tapa buraco da Seinfra concentram serviços na Zona Sul

Por - em 37

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), por meio da Diretoria de Manutenção, vai concentrar nesta semana os serviços de tapa buraco nos Bairros dos Bancários, Água Fria e Anatolia. Vânia Franca, diretora de Manutenção, esclarece que as equipes farão os serviços de acordo com as demandas encaminhadas a Secretaria via telefone, rádio escuta e twitter. “O nosso objetivo é concentrar os serviços nessa área para facilitar o deslocamento das equipes e executar os serviços em menor tempo”, explica. Essa programação esta sujeita a alterações em caso de ocorrência de chuvas.

Segundo Vânia, as equipes estão sendo organizadas para dar inicio aos serviços no decorrer desta semana. Várias ruas constam na programação a exemplo da rua Antonio Targino (Bancários), Rosa Lima dos Santos, Neurisman Andrade e Enfermeira Ana Maria Barbosa de Almeida (Jardim Cidade Universitária). Além desses bairros as equipes cobrirão pontos diversos nos bairros do Geisel, Valentina, Tambauzinho, Alto do Mateus e Centro. “A meta é que as equipes restaurem o maior número possível de pavimentos danificados, tanto em vias asfaltadas como em paralelepípedo”, reforça.

Alguns serviços estão sendo realizados nas seguintes vias: Flodoaldo Peixoto (Valentina); Josefa Taveira (Mangabeira); Luis Alves Conserva (Água Fria); Bom Jesus (Rangel) e Abdias de Almeida (Tambauzinho).

Vânia Franca pede a compreensão da população com relação ao atendimento das demandas. “Nesse inverno foi registrado uma quantidade de chuva muito acima do esperado o que contribuiu para o desgaste do pavimento e com isso o surgimento de mais buracos do que os verificados em anos anteriores”, explica. “Com o pavimento molhado é necessário haver dois a três dias de sol para que o solo possa absorver adequadamente o material e tenha maior durabilidade”, reforça.

Para reforçar o trabalho das equipes de manutenção recentemente foi assinada na Seinfra uma Ordem de Serviço para a contratação de mais 12 equipes, passando a contar com 23 frentes de trabalho. O contrato está estimado em R$ 4 milhões. É preciso frisar que além dos serviços de tapa buraco, essas equipes atendem demandas de recuperação de drenagem (limpeza e recuperação de galerias) e terraplenagem.

Seinfra atende chamado da populaçãoDurante a manhã desta segunda-feira (6) uma equipe de manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) esteve realizando uma limpeza da linha d’agua e meios fios da Rua Antônio Targino Pessoa da Silveira, situado no bairro dos Bancários (ao lado do Colégio Geo Sul). A ação é para evitar o acúmulo de água e detritos no local.

A Seinfra explica que desde a última semana vem sendo realizando no local uma ação de Tapa Buraco, de acordo com a demanda solicitada pelos próprios moradores daquela área. Com a limpeza da rua tornará viável a agilidade na conclusão da obra. O escoamento adequado da água prolonga a longevidade do asfalto.

Faça sua parte – Para aumentar a vida útil do pavimento é importante que a população não construa rampa unindo à caçada a rua para dar acesso a veículos. Essas rampas são responsáveis por até 40% dos buracos que se formam nos pavimentos. As rampas obstruem a passagem da água da chuva na sarjeta que passam a invadir o pavimento e a se infiltrar nas fissuras resultando na formação de buracos. A rampa deve ser feita na calçada, com o rebaixamento do meio-fio e apenas numa faixa de 50 centímetros, o restante da calçada deve ser plana para facilitar a acessibilidade dos pedestres.

A população pode encaminhar suas solicitações a Seinfra através do número 3214 7216; portal da Prefeitura – www.joaopessoa.pb.gov.br; twitter, rádio escuta da Prefeitura ou através dos delegados do Orçamento Democrático da sua Região. É importante que além do Bairro, ponto de referência, nome da rua o solicitante informe o número da casa onde se localiza o problema, seja ele buraco, galeria entupida, bueiro sem tampa ou tampa danificada.