Equipes de tapa buraco executam serviços em 10 bairros da Capital

Por - em 62

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (PMJP), por meio da Diretoria de Manutenção, está executando serviços de tapa buraco em aproximadamente 10 bairros da cidade. A diretora de Manutenção, Vânia Franca, esclarece que os serviços são realizados por bloco de bairros com o objetivo de restaurar o maior número possível de pavimentos danificados, tanto em vias asfaltadas como em paralelepípedo. Essa programação está sujeita a alterações em caso de ocorrência de chuvas.

Desde o início desta semana as equipes da Seinfra estão trabalhando na rua Adalgiza C. Cavalcanti – Cuiá (fica nas proximidades do inicio do Geisel, próximo a rotatória e ao Cajueiro); rua Estevão Davila Lins – Cruz das Armas (próximo ao Batalhão) e na rua Abelardo Targino – Geisel (trecho após o Campo do santos e a rua Juscelino Kubitschek.

Recentemente o secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, assinou Ordem de Serviço para a contratação de mais 12 equipes para a ação tapa buraco, passando a contar com 23 frentes de serviço. O contrato está estimado em R$ 4 milhões. Na semana passada, os serviços foram concentrados nos bairros Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários e Jardim Planalto. Também foi recuperado o pavimento da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Grupamento de Engenharia, e executada a recuperação de vias com pavimento em paralelepípedo no Distrito Industrial, Bancários, Roger, Castelo Branco e Tambiá.

A programação para esta semana prevê a execução de serviços nos bairros do Geisel, Cuiá, Valentina e Mangabeira. Em seguida virão as avenidas Cruz das Armas; Francisco Manoel, Vasco da Gama e João Machado (Jaguaribe); Nina Bezerra (ladeira que dá sequência a João Machado); Maciel Pinheiro (Centro); Epitácio Pessoa; João Suassuna (Rua da Estação Ferroviária) e Terminal Urbano (Centro).

A Seinfra mantém também equipes para atender as demandas pontuais que necessitam de solução imediata de tapa buraco, recuperação de drenagem (limpeza e recuperação de galerias) e terraplenagem. Para aumentar a vida útil do pavimento é importante que a população não construa rampas para dar acesso a veículos. Essas rampas são responsáveis por até 40% dos buracos que se formam nos pavimentos. As rampas obstruem a passagem da água da chuva que passam a invadir o pavimento e a se infiltrar nas fissuras, resultando na formação de buracos. A rampa deve ser feita na calçada, apenas numa faixa de 50 centímetros, o restante da calçada deve ser plano para facilitar a acessibilidade dos pedestres.

A população pode encaminhar suas solicitações à Seinfra através do número 3214-7216; portal da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br); twitter, rádio escuta da Prefeitura ou através dos delegados do Orçamento Democrático da sua Região. É importante que além do nome da rua, do bairro e um ponto de referência, o solicitante informe também o número da casa onde está localizado o problema, seja ele buraco, galeria entupida ou posto de visita sem tampa.

Programação prevista, sujeita a alterações em caso de ocorrência de chuvas

Material (PMF – composto para tapar buraco em vias asfaltadas)

 

30/05 a 3/06

Geisel

Cuiá

Valentina

Mangabeira

 

A partir de 6/06

Avenida Cruz das Armas

Francisco Manoel (Jaguaribe)

Vasco da Gama (Jaguaribe)

João Machado (Jaguaribe)

Nina Bezerra (continuação da Avenida João Machado)

Maciel Pinheiro (Centro)

Epitácio Pessoa

João Suassuna (Rua da Estação Ferroviária)

Terminal Municipal Urbano (Centro)

 

Serviços em execução – Ruas em pavimento de paralelepípedo

Distrito Industrial

Bancários

Roger

Castelo Branco

Tambiá