Escola Celso Furtado será inaugurada nesta sexta-feira

Por - em 33

A sétima escola-padrão a ser inaugurada às 10h desta sexta-feira (27) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) leva o nome do economista paraibano Celso Monteiro Furtado, que se destacou no cenário nacional pela criação da Superintendência de Desenvolvimento do Norteste (Sudene). Com o novo estabelecimento, situado na Rua Maria Carneiro dos Santos (bairro Funcionários II), o Governo Municipal dá continuidade à série de inaugurações de novos equipamentos em sua rede de ensino.

A unidade educacional custou R$ 2.181.722,09, em recursos próprios da PMJP e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e irá beneficiar diretamente cerca de 1.200 alunos, grande parte deles residente na comunidade João Paulo II.

O padrão – A Escola Celso Furtado é composta de dez salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, secretaria, arquivo, diretoria, pátio coberto, cozinha e duas baterias de banheiros (uma em cada piso) e uma quadra poliesportiva com 620 metros quadrados. Toda a estrutura da unidade de ensino foi planejada com diversos suportes que permitem total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

A parte administrativa da escola é dotada de espaços específicos para professores e especialistas, como assistentes sociais e psicólogos. “Dentro das escolas-padrão foi destinado um espaço que é de extrema importância: as salas de planejamento. Nesses ambientes é possível, além de organizar as atividades, realizar atendimentos tanto aos alunos como aos pais”, comentou Ariane Sá, secretária da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Atualmente, a comunidade João Paulo II é atendida pela Escola Municipal Maria Ruth de Souza, que será transferida para a Celso Furtado. Essa transferência tornará possível aos alunos já matriculados na rede municipal dispor de um ambiente planejado e construído tendo como foco a melhoria do ensino-aprendizagem, que se amplia com a utilização de novos espaços como uma biblioteca, laboratórios e ginásio.

As aulas da Escola Economista Celso Monteiro Furtado terão início na segunda quinzena do mês de abril. A partir do dia 1º de abril será iniciado o cadastramento dos estudantes interessados. Estarão disponíveis turmas do ensino fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Celso Furtado – O economista Celso Monteiro Furtado era paraibano e nasceu no dia 26 de julho de 1920 na cidade de Pombal. Aos sete anos mudou-se para a Capital do Estado, onde cursou os primeiros anos da sua vida escolar, estudando no Liceu Paraibano, e em seguida foi transferido para o Ginásio Pernambucano do Recife.

Formado em Direito pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), no Rio de Janeiro, em 1944, era doutor em Economia pela Sorbonne, de Paris, e pós-doutor pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Celso Furtado era também um dos mais destacados intelectuais do País ao longo do século XX e, entre outras contribuições foi responsável, em 1959, pela criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em 1997, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e, em 2003, passou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências. O economista Celso Furtado faleceu no dia 20 de novembro de 2004 no Rio de Janeiro, aos 84 anos, vítima de um colapso cardíaco.