Escola do Boa Esperança vai abrigar mais de 1.200 alunos

Por - em 33

“Se você deseja ser feliz contribua para a felicidade dos outros”. A frase, do filósofo chinês Confúcio, foi utilizada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao avaliar os efeitos dos investimentos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no setor da educação. Foi durante a solenidade que marcou a inauguração da Escola Municipal Educador Francisco Pereira Nóbrega, na manhã desta quarta-feira (25), na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor. A escola-padrão abrigará mais de 1.200 alunos daquela região.

E o prefeito foi além, garantindo que “é isso que a Prefeitura vem fazendo: semeando a felicidade a partir da cidadania”. Ele falou ainda da importância da educação para que a criança possa concorrer em pé de igualdade quando adulto, na busca de espaço no mercado de trabalho e para acompanhar as inovações tecnológicas. Alertou para a importância da educação como instrumento no combate as diferenças sociais e à criminalidade.

Matrículas – O cadastro de matrículas para os alunos novatos poderá ser feito a partir da próxima segunda-feira (30), nos turnos da manhã e tarde. Segundo a secretária de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, a Prefeitura vem investindo maciçamente no setor, estimulando as atividades escolares para que as unidades recebam o ‘Prêmio Nota 10’. Falou também da parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que mantém 417 estagiários atuando nas escolas municipais no processo de ensino e aprendizagem.

A escola está localizada na Rua Elias Cavalcante, na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor. A antiga Escola Dalva Santiago, cujos alunos agora serão transferidos para a nova unidade educacional, vai virar Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) para atender àquela comunidade.

Estrutura – O prefeito Ricardo Coutinho foi recepcionado com entusiasmo pelas crianças que serão realocadas para a nova escola. Em seguida, descerrou a placa e visitou as dependências da escola-padrão, que conta com 10 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, auditório, coordenação pedagógica, sala de professores, refeitório, banheiros, laboratório de ciências e sala de artes, secretaria, arquivo, pátio coberto e cozinha. Também foi inserida no complexo a construção de quadra poliesportiva com 620 metros quadrados.

Para a diretora Rúbia Matias Formiga, a escola é a realização de um sonho. Ela falou do compromisso de todos “em zelar por esse espaço tão importante para a comunidade Boa Esperança”. O representante da comunidade no Orçamento Democrático, Claudomiro Silva, agradeceu ao prefeito e ressaltou a entrega da escola como a segunda obra vital que a comunidade recebe dessa gestão; a primeira, segundo ele, foi o saneamento.

Investimento – A Francisco Pereira Nóbrega custou aos cofres públicos R$ 2.010.556,79 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Presentes à solenidade de entrega diversas autoridades, a exemplo da secretária de Educação, Ariane Sá; o representante da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos e a viúva do homenageado, Lígia Pereira Nóbrega, que agradeceu a homenagem e falou sobre a importância “de resgatar a história de educadores que dedicaram suas vidas a promover o desenvolvimento da educação”.