Escola encerra atividades do Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto

Por - em 39

A Escola Municipal Francisco Pereira Nóbrega apresenta nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, uma série de atividades culturais para comemorar o encerramento do Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto, que vem envolvendo desde junho toda a rede municipal de ensino em torno dos poemas do Livro ‘O Zoo Imaginário’. Está confirmada a presença do poeta, professor e jornalista homenageado. A escola está situada na rua Elias Cavalcante, S/N, ao lado do Parque de Exposições Henrique Vieira, no Cristo Redentor.

No dia 10 novembro, através de uma solenidade às 14h, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, haverá o encerramento oficial, com exposições literárias, de fotografias e anúncio dos ganhadores dos Prêmios ‘Estudante Destaque’, uma produção textual, com o tema ‘Uma Viagem pelo Mundo Animal’; o Prêmio ‘Ilustração’, através de representação gráfica feita pelos alunos e o Projeto Interdisciplinar, com o tema ‘Poesia na Escola’.

De acordo com a diretora da escola Francisco Pereira Nóbrega, Rúbia Aliane Formiga, todos os alunos da escola, do 2º ao 9º ano que se envolveram com o Programa do Ano Cultural, mostrarão os trabalhos produzidos por eles, como dança, teatro, coral, poesias, dentre outras manifestações artísticas.

“Além disso, faremos uma surpresa aos nossos alunos, com o lançamento de um livro de poesias que eles mesmos produziram, inspiradas na vida e arte do poeta Sérgio de Castro Pinto. Os poemas de 16 alunos foram selecionado e nós confeccionamos o livro”, relatou.

Ano Cultural – O projeto Ano Cultural é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa desenvolvida desde 2007, com o objetivo de homenagear uma personalidade paraibana de destaque no cenário cultural brasileiro e incentivar o estudo de suas produções nas escolas municipais. A 1ª edição do programa homenageou Ariano Suassuna e, em 2008, José Lins do Rego. Agora, chegou a vez da poesia paraibana, no seu ilustre representante Sérgio de Castro Pinto.

Várias atividades já foram realizadas por alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino. Dentre elas, um seminário, com mais de 200 docentes que participaram de exibição de vídeos, palestras e leituras dramáticas das obras do poeta homenageado.

Outra atividade foi realizada juntamente com os alunos da Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira, através do projeto Palavra Plantada. As crianças e adolescentes fizeram recitais de poesia, exposições, danças, produções de artes plásticas, entre outras manifestações artísticas, tendo como tema o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto. Várias atividades já foram realizadas por alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino. Dentre elas, um seminário, com mais de 200 docentes que participaram de exibição de vídeos, palestras e leituras dramáticas das obras do poeta homenageado.