Escola José Novais se destaca como uma das melhores de JP

Por - em 201

Com 303 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Novais, localizada no Bairro dos Novais, tem padrão de ensino privado. A escola superou em 2009 a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que era para 2015, segundo dados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os alunos da quarta série (quinto ano) obtiveram média 6,0 na Prova Brasil, quando a meta definida havia sido 5,0.

Ao longo do ano, diversas atividades são realizadas na escola, entre elas, oficinas de dança, teatro e cordel, além de projetos educativos e de enriquecimento curricular: jogos matemáticos, antologia poética, cantigas de roda, xadrez, produção textual, entre outros. A Dr. José Novais conta ainda com uma equipe pedagógica formada por supervisor escolar, psicólogo e assistente social, que executa um trabalho interno e externo. “Se algum aluno falta, vamos até a casa dele procurar saber o que houve. Se ele não está usando a farda, também questionamos o motivo”, afirma a educadora Valéria Melo. Em relação à merenda escolar, também é observado se o estudante está se alimentando na escola.

Para Nivonete Rodrigues de Melo, diretora da escola há 37 anos, o êxito da José Novais é devido a um trabalho conjunto que envolve toda a comunidade escolar, desde os vigilantes até os professores. “Somos uma família. Se um aluno ou funcionário tem alguma dificuldade, procuro resolver da melhor forma possível, fazendo com que o problema não atinja o seu desempenho no ambiente escolar”, acrescenta Nivonete.

Os pais têm participação ativa na vida administrativa e pedagógica da escola, como por exemplo, participando de reuniões, dando sugestões nos projetos desenvolvidos na comunidade escolar e realizando mutirões de conservação do espaço físico. “Os alunos são comprometidos com o ambiente em que passam uma boa parte do dia. Por causa deles, nós não vemos um papel no chão. Aqui, cada um faz muito bem a sua parte”, afirma a educadora Valéria Melo.

O trabalho desenvolvido na escola tem a aprovação das mães de alunos. “Em apenas três meses minha filha aprendeu a ler. Ela tinha cinco anos de idade e quando entrou aqui, não conhecia nem as letras”, diz Edilene Maria Queiroz de Oliveira. “Estudei aqui e 14 anos depois retornei para colocar meu filho. Um ambiente confiável”, revela Denise Juvêncio da Silva.

Para Sulamita Andrade da Silva, a preocupação é como encontrar uma escola do mesmo nível da José Novais para os filhos. “Tenho quatro filhos. Todos estudam aqui. Já tô pensando como vai ser o ano que vem, já que dois deles irão para a 5ª série e terão que mudar de escola”, relata.