Escola Municipal comemora Dia do Estudante com gincana cultural

Por - em 336

Em alusão ao Dia do Estudante, comemorado em todo o país neste sábado (11), a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) promove uma gincana cultural na Escola Municipal Duque de Caxias, no bairro Costa e Silva. O evento está marcado para começar às 9h desta sexta-feira (10), no ginásio poliesportivo da unidade de ensino.

Tendo como tema “Herbert Vianna, Vida e História”, a gincana pretende unir toda a comunidade escolar, pais e convidados. “Aproveitamos o Projeto Ano Cultural e resolvemos usar como tema o homenageado do projeto, o cantor e compositor paraibano Herbert Vianna. Todos aprovaram. Temos muito que aprender com esse artista”, disse a diretora Kélcia Oliveira.

Durante toda a semana, foram realizadas atividades abordando o Dia do Estudante. Os alunos do Fundamental I trabalharam em sala de aula a origem da data e a importância de estudar. Também assistiram ao filme “Ao mestre com carinho”, que conta a historia de um jovem professor de alunos indisciplinados que consegue dar a volta por cima e mostrar aos pupilos que o comportamento na escola pode ser decisivo para o futuro do estudante.

Já os alunos do Fundamental II trabalharam na produção da gincana, que foi dividida por série, do 6º ao 9º ano. “Está sendo muito produtivo participar pelo segundo ano. É uma grande festa. Aprendemos a ter responsabilidade e, ao mesmo tempo, estudamos para acertar os questionamentos dos professores. É uma brincadeira, não importa o vencedor – o mais legal é a participação de todos”, disse Francinaldo Lima da Costa, aluno do 9º ano.

Dia do Estudante – Onze de agosto é a data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu em 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior teria que ir à Europa, pois só do outro lado do oceano havia universidades.

Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos. Ao longo dos anos, este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes no País.

A Escola Duque de Caxias fica situada à Rua Graciliano Delgado, 284, Conjunto Costa e Silva (em frente ao PSF do bairro). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-9392 e 3233-7191.