Escola municipal comemora Dia do Folclore com exposição

Por - em 135

Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto), a Escola Municipal David Trindade, em Mangabeira, vai realizar uma exposição abordando a temática. O evento vai ser realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 14h, com a participação da comunidade escolar e de aproximadamente 300 estudantes do 6º ao 9º ano.

Durante toda a semana, foram realizadas atividades relacionadas ao folclore – e o resultado do trabalho poderá ser contemplado agora. “Foi gratificante ver a empolgação dos alunos, ensaiando e buscando informações. Haverá desenhos, canções, danças, cordel e comidas típicas”, disse a professora Joseane Lima.

A diretora Hilda da Silva afirmou que todos os anos a escola realiza a exposição, que é cobrada pelos próprios artistas mirins. “É uma grande festa, com a integração e a participação de todos”, concluiu.

Folclore – O Dia do Folclore foi instituído em 1965, por meio de um decreto federal. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, e pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. É o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.

Conhecendo o folclore de um país, pode-se compreender o seu povo, e assim, conhecer parte de sua história. Segundo os estudiosos da área, para que certo costume seja realmente considerado folclore, é preciso que seja praticado por um grande número de pessoas e que tenha origem anônima.

Escola David Trindade– Rua José Mendonça de Araújo, 88, Mangabeira, Prosind (nas proximidades da loja Honda, na Avenida Josefa Taveira). Contato: 3214-3182.