Escola municipal comemora dia de Luta da Pessoa com Surdez

Por - em 22

A Escola Municipal Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira, vai realizar nesta terça-feira (05), a partir das 08h30, um evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Surdez. A escola tem 42 alunos, dois instrutores e um professor de História concursado que são surdos.

Durante o evento haverá um café da manhã para pais e mães, relatos de vida das pessoas com esse tipo de deficiência, além de uma apresentação de música e dança. A diretora da escola, Francineide Cândido, se emociona quando fala que o aluno Caio Fernandes, 14 anos, imita Michael Jackson. “Eu não tenho como explicar. É um exemplo de vida. É impressionante a força de vontade e alegria dele”, disse ela.

A Escola Índio Piragibe oferece para a comunidade, todas as terças e quintas-feiras, aulas gratuitas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). As aulas vão das 19h30 às 21h e cada turma conta com 25 alunos.

Em 27 de setembro, um dia após o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Surdez, foi desenvolvida uma programação especial nas escolas da rede municipal de ensino, que atende a mais de 300 alunos especiais em salas de aula regular. O ponto alto das comemorações ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado em Água Fria.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Surdez – A data de 26 de setembro foi estabelecida a partir da luta das associações de surdos e da Federação Nacional no sentido de reconhecer as dificuldades que a falta da aprendizagem de uma língua provoca e o preconceito enfrentado pelos surdos.