Escola municipal é destaque em Olimpíada de Matemática

Por - em 35

A Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, que funciona dentro da Aldeia SOS no bairro de Mangabeira, teve três alunos classificados entre os dez melhores na Olimpíada Pessoense de Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática (DM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O anúncio foi feito no início da noite da última sexta-feira (4), no auditório professor Milton Paiva, no térreo da Reitoria, no Campus I.

O trigêmeos Joermerson, Joeverton e Joebert de Oliveira Maia conquistaram medalhas. Joermerson obteve o primeiro lugar e a medalha de ouro no nível I, que representa os 6° e 7° anos do ensino fundamental. Já Joeverson e Joebert obtiveram medalha de prata devido o bom desempenho. Os ganhadores são alunos do 7° ano B da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado. De acordo com Carlos Henrique Moraes, professor de matemática, em 2008 os irmãos também obtiveram um bom desempenho na Olimpíada.

“O Joebert ficou com a medalha de ouro em 2008 e o Joemerson com a de bronze. Este ano fizemos um trabalho bem direcionado, reforçando o conteúdo da prova e conseguimos um melhor resultado, onde os três foram premiados. Essa é uma grande vitória, pois concorremos com grandes instituições de ensino público como a Fundação Bradesco e o Sesquicentenário. Esse excelente resultado só foi possível com o apoio do diretor da escola, José Bonifácio de Araújo”, frisou o professor.

Quarto representante – A Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado também teve um quarto representante na olimpíada, que foi o aluno Heverton Carlos de Albuquerque. O município de João Pessoa participou da seleção ainda com outras duas escolas: Índio Piragibe, representada pela aluna Laís dos Santos Aguiar, do 7° ano, e a Dr. João Santa Cruz de Oliveira, onde participaram dois estudantes. Os quatro representantes receberam medalha em menção honrosa.

A Olimpíada Pessoense de Matemática vem sendo realizada desde 1992 como forma de destacar os alunos na disciplina. Este ano, participaram escolas públicas e privadas dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e até de Guarabira. A avaliação, que ocorreu em uma única etapa e contou com seis questões discursivas, foi aplicada no dia 31 de outubro. Em cada nível, os alunos são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, 62 estudantes foram premiados pelo bom desempenho durante a solenidade. A Prefeitura de João Pessoa foi representada por sete alunos. Os trigêmeos ainda aguardam um outro importante resultado. Na próxima sexta-feira (11) será anunciado a final da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP).

As provas foram realizadas em duas etapas nos meses de agosto e outubro. Foram 160 mil escolas em todo o Brasil. Os irmãos concorrem a medalhas no nível I. Ao todo, serão premiados 100 alunos com medalha de ouro, 300 com medalha de prata e 600 com medalha de bronze. Cada vencedor vai receber uma bolsa durante 12 meses para custear os estudos.