Escola municipal é premiada na Olimpíada de Matemática

Por - em 55

Três alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, que funciona dentro da Aldeia SOS, no bairro de Mangabeira, foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP). O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (14) e comemorado com muita festa por professores e alunos da escola municipal. Os três irmãos, que estudam no 7º ano, também elencaram a lista dos dez melhores na Olimpíada Pessoense de Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática (DM). A Escola foi a única representante de João Pessoa a ser premiada.

Os trigêmeos Joermerson, Joeverton e Joebert de Oliveira Maia comprovam que a escola pública, quando levada a sério e aliada ao ensino de professores competentes e empenhados, pode formar grandes alunos. Na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, Joeverton de Oliveira Maia obteve o primeiro lugar e a medalha de ouro no nível um, em que competem alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental. Já Joemerson e Joebert obtiveram medalha de bronze, selando o excelente desempenho da instituição. O professor responsável pelo prêmio, Carlos Henrique Moraes, que leciona na disciplina de matemática, também vai ser premiado com uma menção honrosa.

Foram premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1800 com medalhas de bronze. Estes 3.000 alunos serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP e podem ganhar uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq. Além disso, outros 30 mil alunos vão ganhar certificados de menção honrosa numa cerimônia que vai acontecer em janeiro, no Rio de Janeiro.

Os premiados Joeverton, Joemerson e Joebert receberam bolsas de estudo em escola particular aqui de João Pessoa, mas preferiram continuar na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado e, para ajudar os custos, o Governo Federal vai disponibilizar bolsa auxílio, em dinheiro, no valor de R$ 100,00, para cada um.

Para o professor Moraes, responsável por lecionar a disciplina Matemática, isto mostra que as escolas públicas têm bons professores e vontade de trabalhar. “As escolas Públicas existem. Estamos aqui para mostrar que podemos fazer melhor, sempre”, comemorou.