Escola municipal vence Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Por - em 28

Depois de três etapas seletivas e a escolha dos melhores 25 trabalhos estaduais, foram divulgados os representantes paraibanos na III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá dos dias 03 a 08 de abril, em Brasília.

A Escola Municipal Virginius da Gama e Melo será a representante das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa durante a conferência. O aluno William Alan de Souza Veríssimo, de 12 anos, matriculado no 7º ano da escola, será o delegado.

Terra, água, fogo e ar foram os temas aprofundados por 65 escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram da etapa regional do evento, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2008. A Virginius da Gama e Melo teve no tema terra seus principais trabalhos unindo a teoria da educação ambiental às praticas cotidianas do ambiente escolar, como o cultivo da horta.

De acordo com Maria Auxiliadora Clemente Dantas, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), esta seleção acontece a cada dois anos e representa o momento em que toda a comunidade escolar discute a problemática ambiental nas escolas, assumindo responsabilidades e fornecendo, assim, subsídios para políticas publicas de Educação Ambiental.

Mais de 300 trabalhos de toda a Paraíba foram enviados para a Comissão Organizadora Estadual, composta por membros das Regionais de Ensino, Sedec e Rede de Educação Ambiental da Paraíba. A comissão foi responsável por analisar todos os trabalhos e os 25 melhores estão sendo enviados para o Ministério da Educação e serão apresentados durante a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília.