Escola realiza dia de formação em cidadania para alunos, na 2ª-feira

Por - em 20

A Escola Municipal Índio Piragibe realiza pelo segundo ano o projeto ‘Formando Cidadãos’. As atividades acontecem nesta segunda-feira (31), a partir das 8h da manhã, tendo continuidade durante todo o dia. Cerca de 900 alunos matriculados na unidade de ensino participarão da programação, cujo objetivo central é eleger os novos presidentes de turmas do Ensino Fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Todas as atividades ocorrerão na própria escola, que está localizada na Rua Beatriz Marta de Oliveira, em Mangabeira.

“Por meio das eleições do presidente de turma tem sido possível motivá-los a lutar pelos espaços dentro das escolas, sendo mais um conhecimento que levam para o dia-a-dia na sociedade”, explicou Francineide Cândido. gestora da escola Índio Piragibe.

Para acompanhar as eleições que serão realizadas dentro da programação do ‘Formando Cidadão’, a escola receberá uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que ficará responsável por toda a parte logística das eleições, como a organização das urnas.

Mas essa não será a única atividade realizada pelo projeto. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Ministério do Trabalho e Emprego, serão confeccionadas na própria escola as carteiras de identidade e de trabalho dos alunos interessados. “Muitos alunos ainda não tiveram a oportunidade de tirar esses documentos e essa ação mostra a importância deles obterem essas carteiras”, enfatizou Francineide Cândido.

Programação – Tudo começa a partir das 8h da segunda-feira, com a votação para presidentes de turmas da escola. Às 9h, será realizado um show de bonecos, seguido de uma palestra sobre o programa ‘Nutrir’. O grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o ‘Baticumlata’, realiza uma apresentação às 10h. No encerramento das atividades da manhã, os alunos participam da apuração dos votos daquele turno.

Às 14h, recomeçam as votações, seguidas de palestra sobre o tema ‘Trânsito seguro, direito de todo cidadão’. O vereador Benilton Lucena (PT) profere, às 15h, a palestra ‘O dia em que Brasil chorou’, abordando o golpe de 31 de março de 1964, assunto que será debatido logo após numa mesa redonda. A apuração dos votos das turmas do turno da tarde acontecerá às 15h30 e, em seguida, a banda marcial da Escola Índio Piragibe faz apresentação.

Para os alunos do turno da noite, a programação começa às 19h, com a votação. Às 20h, acontecerá a apresentação do espetáculo ‘Paixão de Cristo’, montado por alunos da própria escola. Encerrando a programação do projeto ‘Formando Cidadão’, às 20h30 tem a contagem dos votos que elegerão os presidentes das turmas matriculadas no período noturno.