Escola Toque de Vida é atração na Estação Cabo Branco

Por - em 105

O auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, realiza nesta terça-feira (15), a partir das 19h, o concerto de encerramento do ano letivo da Escola de Música Toque de Violão. A escola vem realizando desde 1998 um projeto de inclusão social junto a crianças e adolescentes, através da música.

Durante o concerto, o educandário apresentará cinco de seus grupos musicais integrados por professores e alunos, que executarão um repertório bastante eclético voltado para os mais diferentes gostos e preferências. Primeiramente, o Quarteto de Saxofones tocará ‘Gilmacy’, uma valsa composta e arranjada pelo saudoso maestro Duda; na sequência será tocado ‘Rafael’, um côco igualmente composto e arranjado pelo maestro pernambucano, e depois o clássico ‘Pedacinho do Céu’, o famoso choro de autoria de Valdir Azevedo.

O segundo grupo musical é ‘Amigos do Choro’, que vai apresentar ‘André do Sapato Novo’, composta por André Victor Corrêa; ‘Saxofone Por Que Choras’, de Ratinho de Itabiara Paraíba e ‘Noites Cariocas’, de Jacob do Bandolim. Logo após, assume o palco o Quarteto de Trombones executando ‘Odeon’, do maestro Ernesto Nazaret, e ‘Estou por Baixo’, de Roberto Gagliard. Depois vem o grupo Oitavando, convidado a participar da festa, que deliciará o público com ‘Medley’, do genial Cartola; ‘Bananeira’, de João Donato e Gilberto Gil, e pout-porri de clássicos de Luiz Gonzaga, tudo com arranjos de Vilor.

Por fim, a Toque de Vida apresentará a sua Big Band que executa o que há de melhor do cancioneiro universal, peças de grandes compositores nacionais e internacionais. Assim, o grupo abre o concerto de fim de ano com ‘Somewhere In Time’, de John Barry; depois tem ‘Assum Preto’, de Humberto Teixeira; ‘Domingueando’, vários autores; e ‘Jacksolândia’, também de vários autores e todas arranjadas pelo maestro Chiquito. A série é intercalada pelo hit mudial ‘Bem’, de Michael Jackson e arranjado pelo maestro Delfino.

A seguir, mais três músicas todas sob a batuta do maestro Chiquito: ‘In The Mood’, de Joe Gerland/Andy Razaf; ‘Meu Sublime Torrão’, de Genival Macedo, e fechando a série ‘Corisco’, de Lourival Oliveira.

Toque de Vida – Desenvolver habilidades e vocações musicais em pessoas de qualquer idade, em especial crianças e adolescentes de baixa renda. Há exatos 11 anos, a Escola de Música ‘Toque de Vida’ – que já foi Escola de Iniciação Musical – persegue e consolida esse objetivo desde sua criação, em 1998, pelo professor aposentado Vicente Nóbrega, seu coordenador geral.

A entidade conta com professores experientes e de elevada qualificação profissional, que trabalham voluntariamente e ensinam teoria e prática a alunos em cursos regulares e inteiramente gratuitos de saxofone, clarinete, flauta doce, flauta transversal, cavaquinho, trompete, bateria e percussão, guitarra, violão, trombone, baixo elétrico, teclado e técnica vocal. a carga horária integral, o aluno fica habilitado ao mercado de trabalho e à continuação de estudos em estágios mais avançados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).