Escolas Augusto dos Anjos e Afonso Pereira vencem Copa de Bandas Marciais

Por - em 290

Nesse final de semana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou a III Copa Municipal de Bandas Marciais Escolares, no ginásio de esportes Odilon Ribeiro Coutinho, no bairro Valentina de Figueiredo. Na categoria “A”, a vencedora foi a Escola Municipal Augusto dos Anjos, do bairro Cristo Redentor. Na “B”, foi a Escola Afonso Pereira, de Mangabeira. Foram 20 minutos de apresentação para cada banda.

Para o regente da banda da Augusto dos Anjos, Lindoaldo Barbosa de Souza, o resultado é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano e da dedicação dos alunos. “Houve investimento da prefeitura, do nosso coordenador de bandas, Júlio Ruffo, do secretário de Educação, Genildo Lucena, e da direção da escola. E, claro, dos nossos alunos, que se esforçam e se dedicam”, disse ele.

Para o trompetista Paulo Nunes, o trabalho foi de superação. “Batalhamos muito. Chegávamos na escola às 7h e só saíamos às 20h, estudando. Muita gente novata. Para apenas seis meses de banda com essa nova formação, fizemos uma ótima apresentação”, observou.

O secretário interino de Educação e Cultura, Genildo Lucena, lembrou a importância do evento para a formação integral do educando. “Projetos assim agregam valores culturais e artísticos, juntamente com o espírito de disciplina, trabalho em equipe, competição e solidariedade”, disse.

Avaliação – Para as duas categorias foram avaliados três aspectos: linha de frente, apresentação e aspecto musical. Na linha de frente foram analisados itens como melhor mor, baliza e corpo coreográfico. No aspecto apresentação, uniformidade e instrumental, tempo, marcha, cobertura, postura e alinhamento. Já no aspecto musical, foi analisado regência, interpretação, percussão e técnico.

Os primeiros colocados de cada categoria vão representar João Pessoa na 5ª Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, que será realizada na cidade de Maceió, em Alagoas, em dezembro.

 

Classificação da categoria “A”:

 

Aspecto banda

1º lugar – Augusto dos Anjos

2º lugar – Anísio Teixeira

3º lugar – Antenor Navarro

 

Aspecto mor

1º lugar – Augusto dos Anjos

2º lugar – Padre Pedro Serrão

3º lugar – Celso Monteiro Furtado

 

Aspecto baliza

1º lugar – Anita Trigueiro

2º lugar – Augusto dos Anjos

3º lugar – Luiz Vaz de Camões

 

Aspecto alegoria

1º lugar – José de Barros

2º lugar – Antenor Navarro

3º lugar – Presidente João Pessoa

 

Aspecto regente

1º lugar – Augusto dos Anjos

2º lugar – David Trindade

3º lugar – Anísio Teixeira

 

Classificação da categoria “B”:

 

Aspecto banda

1º lugar – Afonso Pereira

2º lugar – João Gadelha de Oliveira

3º lugar – Raimundo Nonato

 

Aspecto mor

1º lugar – Afonso Pereira

2º lugar – João Gadelha de Oliveira

3º lugar – Leônidas Santiago

 

Aspecto baliza

1º lugar – João Gadelha de Oliveira

2º lugar – Afonso Pereira

3º lugar – Leônidas Santiago

 

Aspecto alegoria

1º lugar – João Gadelha de Oliveira

2º lugar – Senador Ruy Carneiro

3º lugar – Santa Ângela

 

Aspecto regente

1º lugar – João Gadelha de Oliveira

2º lugar – Fenelon Câmara

3º lugar – Afonso Pereira