Escolas municipais de João Pessoa têm semana dedicada à Saúde

Por - em 79

A Prefeitura Municipal de João Pessoa promove a Semana de Saúde da Escola a partir desta segunda-feira (5). A Semana faz parte do calendário nacional do Programa Saúde na Escola e acontece até a sexta-feira (9). O tema deste ano é ‘Obesidade’ e a ação tem como objetivo incentivar a prevenção através das equipes do Programa de Saúde na Família.

Durante a semana, as equipes de saúde da família responsáveis pela área da escola farão avaliação nutricional, aplicarão marcador de consumo alimentar e promoverão ações educativas nutricionais. Paralelo à temática de atenção ao índice de obesidade nas escolas, os apoiadores desenvolverão atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva.

Edgar Tito, coordenador da Área de Atenção à Criança e Adolescente do município, enfatizou a importância das ações voltadas para os jovens. “Potencializando o foco na criança e no adolescente, identificamos vulnerabilidades e assim podemos encaminhá-los para centros de cuidado na rede municipal de saúde.  Esse encaminhamento aproxima toda a família desses jovens dos serviços de saúde”.

Segundo Jane Freitas, responsável técnica municipal pelo Programa de Saúde na Escola, o jovem em idade escolar, quando orientado em prevenção e educação em saúde, se torna um multiplicador. “Esse jovem, entendendo que é importante se cuidar, se torna um multiplicador junto aos seus colegas e comunidade”, observou Jane.

O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº. 6.286. Em João Pessoa, são 144 escolas públicas atendidas por 77 equipes de saúde da família.