Escolas municipais do Varjão e do Cristo fazem ato público pela paz

Por - em 32

Professores e alunos das escolas municipais dos bairros do Varjão e Cristo Redentor fazem ato público nesta terça-feira (10) em defesa de uma cultura de paz. Cada unidade sairá em caminhada a partir das 15h em direção ao ‘Campo do Padre’, ao lado da Igreja São Francisco das Chagas, no Varjão. “Vamos sensibilizar a comunidade sobre a importância de um espaço público de lazer, que congregue as famílias, promova mais encontros e diminua a violência que enfrentamos”, explica Ana Lúcia Pedrosa Costa, diretora da Escola Durmerval Trigueiro Mendes.

O ato público faz parte das estratégias do ‘Projeto Elos – Educação cidadã: caminho para uma cultura de paz’, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) nas 91 escolas da rede municipal de ensino, levando de forma integrada, dentro e fora das salas de aula, a busca por uma sociedade mais justa e mais pacífica.

As escolas envolvidas na atividade são: Durmeval Trigueiro Mendes, Leônidas Santiago, Padre Bartolomeu de Gusmão, Santa Ângela, Santa Emília de Rodat, Daura Santiago, Augusto dos Anjos, Agostinho Fonseca, Ubirajara Targino, Luiz Mendes e Américo Falcão. Essas unidades de ensino já estão trabalhando como ‘Fórum Permanente pela Paz e Cidadania’ junto a comerciantes, escolas particulares, igrejas e outras instituições do Cristo e do Varjão.

Entre as iniciativas realizadas pelo Fórum estão a participação na semana de iniciação do Projeto Elos, a caminhada das escolas pela paz, além de encontros semanais para discussões dos problemas enfrentados pelos bairros em relação à violência e suas conseqüências. “Estamos tirando diretrizes e ações solidárias que promovam a paz na nossa região, alunos e professores também estão se engajando em atividades extra-curriculares. Assim a paz deixa de ser um sonho e começa a virar realidade”, prevê Jô Oliveira, coordenadora do Projeto Elos pela Sedec.