Escolas municipais farão as matrículas de 5 e 23 de janeiro

Por - em 21

As escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa farão, entre os dias 5 e 23 de janeiro, as matrículas de alunos novatos para o ano letivo de 2009. Até o dia 30 de dezembro, a Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec) está efetivando a renovação de matrículas de alunos veteranos nas 91 escolas e 35 Centros de Referências da Educação Infantil (Crei).

Depois da renovação das matrículas dos veteranos, a direção de cada escola deverá montar o quadro de planejamento das vagas para o próximo ano letivo. “Ainda não temos o número de vagas concretizado, já que vai depender da realidade de cada escola. No entanto, é boa a expectativa, já que deveremos contar com a entrega da nova escola da comunidade Cidade Verde, em Mangabeira, o que garantirá o aumento da oferta”, avalia Bethânia Vital, coordenadora da Gestão Escolar da Sedec.

Fim do calendário – As aulas irão até o próximo dia 22 deste mês, quando começa o recesso escolar. Nesse período, os alunos que desejarem solicitar transferência escolar devem procurar as secretarias da unidade de ensino de origem para o encaminhamento. “É importante ressaltar que nenhuma escola da rede poderá receber matrícula nova de alunos sem o histórico da escola anterior. Portanto, é imprescindível realizar a transferência legal”, ressalta Bethânia.

Os alunos novatos, tanto para o Ensino Infantil quanto para a Educação Fundamental I e II, devem comparecer às escolas no período previsto, portando os seguintes documentos: xerox da certidão de nascimento, duas fotos 3X4 e o histórico escolar (para as escolas) e o cartão de vacinação (para os Crei).

Alunos especiais – Todas as escolas municipais estão aptas a receber alunos com necessidades especiais. As matrículas para esse público serão realizadas a partir do próximo dia 15 deste mês.

Pais ou familiares devem procurar as escolas mais próximas de suas residências e solicitar as vagas. Além do planejamento de acessibilidade na estrutura das escolas, a Sedec dispõe de profissionais em educação especial para atender as demandas, seja qual for a dificuldade encontrada.

Além dos alunos especiais, os Centros da Educação Infantil (Crei) deverão realizar suas matrículas também a partir do dia 15 de dezembro. As renovações escolares já foram feitas no mês de novembro.