Escritor Antônio Figueiredo lança primeiro livro de contos

Por - em 18

O escritor Antônio Figueiredo lança o primeiro livro de contos neste sábado (12), às 17h, no Salão Panorâmico, segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A obra, intitulada ‘Pulha’, será apresentada pelo professor de comunicação e literatura Edônio Alves e terá leitura dramática do ator Dadá Venceslau.

O verbete pulha pode significar, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Hollanda (2009, p.709), troça, gracejo, canalha, patife. No dito popular, pulha era uma brincadeira feita por crianças no século passado, similar a pagar uma prenda. O termo parece que amadureceu, teve uma variação de uma região para outra, trocou de letra ou alguém errou e passou a chamar tempos depois de “punha”, mas o significado permaneceu o mesmo.

“Na linguagem moleque de minha infância, pulha significava desafio, prova de coragem, de aptidão, de inteligência e o resultado de uma ação consequente emprestava ao bem sucedido uma ratificação na liderança do grupo”, explicou Antônio Figueiredo.

É dentro do universo lúdico e brincante que o livro se passa. A obra é uma reunião de 11 contos autobiográficos que contam os primeiros passos da infância de Antônio Figueiredo. O livro “Pulha” foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura em 2008.

“As fortes questões trazidas diante de cada desafio do pequeno Antônio tomam um aspecto peculiar quando passamos a encarar cada fato com a perspectiva de quem acaba de transformar o mundo ao seu redor, desenham como parte da sua personalidade cada detalhe outrora vivido”, acrescentou Gretha Viana, que escreve no verso do livro.

O autor – Antônio Figueiredo é natural de Natal no Rio Grande do Norte (RN). Quando estudante foi redator na Rádio Tabajara, onde exerceu a função de Assessor de Planejamento. Formado em Economia, fundou no ano de 1977 o Instituto Market, que por duas décadas foi referência entre os políticos na Paraíba.

Ocupou vários cargos públicos, com destaque para a Superintendência da PBTur Hotéis S/A e a Presidência da Funcep, fundação que promovia a cultura e a restauração do patrimônio histórico e artístico paraibano.

Serviço:
Lançamento: Livro “Pulha”
Autor: Antônio Figueiredo
Dia: Sábado (12)
Hora: 19h
Local: Salão Panorâmico da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano.
Informações: 3214.8303/8270

Contato do autor para imprensa:
Fone: 3225.5302 – 9332.3670
Email: livro_pulha@terra.com.br