Espaço Crescer é opção de lazer para crianças na Estação Cabo Branco

Por - em 56

Quadrinização, contação de estória, brinquedoteca, musicalização, mágico e bonecos da Cia Boca de Cena são algumas das atividades que podem ser encontradas no Espaço Crescer, que foi aberto nesta sexta-feira (13), no salão panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

O Espaço Crescer permanecerá aberto ao público até o dia 31 de janeiro. As atividades fazem parte do projeto “No Calor da Estação”, que teve início na semana passada, com uma vasta programação cultural, científica, artística e educativa.

“Este é mais um espaço de lazer que trazemos para a população neste verão”, disse a vice-diretora e curadora do espaço, Lúcia França. Além do Espaço Crescer o público poderá conferir as atividades científicas e educativas disponíveis na casa, a exemplo do Caminho do Conhecimento, localizado nos jardins da Estação Cabo Branco com 12 experimentos científicos, onde o visitante pode aprender de forma lúdica os princípios básicos da física, matemática, biologia e astronomia.

No segundo pavimento da Torre Mirante, o visitante vai encontrar o Planetário Digital em formato de uma abóboda que permite a visualização de mais de 100 mil estrelas e pode acomodar até 12 crianças ou adultos por sessão. Ele é um elemento do museu de ciência. No equipamento o público encontra uma esfera celeste, onde são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas e nebulosas, além do sol e da lua, e ainda eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

O filme que está sendo exibido dentro do planetário é ‘Os Filhos do Sol’, que tem duração de 22 minutos, com imagens em 180° num tour pelo sistema solar. O filme localiza e descreve todos os planetas, suas dimensões, condições atmosféricas, distância da Terra, luas e asteróides que orbitam em cada um. As sessões geralmente são de hora em hora, com a presença de um monitor, que demonstra conceitos simples e também os avanços da astronomia. É possível simular o céu de algum ponto na Terra ou de outros planetas e luas, mover-se para frente ou para trás em velocidades variáveis, mostrar o movimento anual, incluindo o movimento planetário retrógrado (nenhum sistema análogo portátil pode demonstrar o movimento anual), mostrar os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais, tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros.

Serviço:

Espaço Crescer

Até o dia 31 de janeiro

Horário: Terça a sexta-feira – 9h às 21h

Sábados e domingos – 10h às 21h.

Local: Salão Panorâmico da Estação cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Contato para a imprensa:

Setor de Programas e Atividades – Estação Cabo Branco, Ciência Cultura, e Artes.

Rivaldo Dias – chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: estação.eventos@joaopessoa.pb.gov.br