Espetáculo ‘Otro’ é apresentado na segunda e terceira noite do Projeto ‘Vértice’

Por - em 51

O grupo do Rio de Janeiro ‘Coletivo Improviso’ irá mostrar o espetáculo ‘Otro’ dentro da programação do projeto ‘Vértice’, nesta terça-feira (27). A apresentação acontece no Teatro Santa Roza, Centro da cidade, a partir das 20h. No mesmo horário e local, na quarta-feira (28), o grupo ‘Coletivo Improviso’ repete a apresentação, sendo o único espetáculo a ser exibido na terceira noite do projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O espetáculo também faz parte da programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres.

‘Otro’ é um espetáculo contemporâneo que reúne um grupo de artistas ligados ao teatro, dança, música e artes visuais que produzem diferentes pontos de vista a cerca da ideia e da experiência da alteridade. O espetáculo é composto por cenas fragmentadas, que misturam narrativas, vídeos, música tocada ao vivo, atores e cenas cotidianas. A pesquisa para o espetáculo foi feita através de residências artísticas pelas ruas de lugares como a Praça XV, Taquara e Lapa (todas no Rio de Janeiro).

No processo de investigação para a composição dos personagens, os responsáveis pelo espetáculo investigaram a relação de pessoas “reais” com o entorno urbano, processando esses materiais com vários tipos de articulação cênica. “Foi um salto no vazio. A alteridade é sempre um campo vasto, é disso que somos feitos, e é um tema com possíveis olhares de teor filosófico, social e afetivo”, explica um dos diretores e ator do espetáculo, Enrique Diaz.

O espetáculo tem duração de 80 minutos e classificação etária de 18 anos. Trata-se de uma apresentação contemporânea cujo tema principal é ‘um olhar sobre o outro’. No elenco estão: Cristina Moura, Daniela Fortes, Denise Stutz, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Raquel Rocha, Renato Linhares e Thierry Tremouroux, além da participação de Lucas Marcier, diretor musical.

Os diretores – Enrique Diaz é ator em teatro, cinema e televisão. Também dirigiu uma série de espetáculos teatrais, de clássicos como “As Três Irmãs”, de Tchekhov  e  “Tristão e Isolda” a textos originais como “A Bao A Qu”  e “Melodrama”, além de  comédias como “Só Eles o Sabem”  de Jean Tardieu, “Uma Coisa Muito Louca” de Flávio de Souza e “O Bem Amado”, de Dias Gomes.

No cinema atuou em filmes como “Kenoma” de Eliane Caffé, “Primeiras Estórias” de Pedro Bial e “Carandirú”, de Hector Babenco, e na TV em minisséries  como “O Auto da Compadecida” e “A Muralha”, além de outros programas. Dirigiu o show “Estampado”, de Ana Carolina e “Síssi na Sua”, de Marina Lima, e o clip da canção “Estou Assim”, também de Marina Lima.

Cristina Moura é formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, ministra cursos e workshops de dança contemporânea.  Integrou o elenco do Grupo EnDança de Brasília de 1985 a 1995. Viveu na Europa de 1996 a 2002 onde trabalhou com diversos coreógrafos e companhias como Angels Margarit (Espanha), João Fiadeiro (Portugal), Rui Horta (Portugal), L’Esquisse (França), Ângela Guerreiro  (Alemanha) e Les Ballets C. de la B. (Bélgica). Desde 1998 desenvolve sua própria pesquisa coreográfica e seus trabalhos foram mostrados na Europa e no Brasil

Teatro Artetude – O grupo de Brasília volta a se apresentar em João Pessoa na terça-feira (27). Depois de abrir as apresentações do projeto ‘Vértice’, o grupo se apresenta na Praça da Paz, nos Bancários, às 19h, abrindo a programação do segundo dia do festival.

FICHA TÉCNICA DE OTRO:

Direção: Enrique Diaz e Cristina Moura

Conceito/ Projeto: Enrique Diaz
Criação e Performance: Cristina Moura, Daniela Fortes, Denise Stutz, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Raquel Rocha, Renato Linhares, Thierry Tremouroux

Iluminação: Renato Machado
Operador de Luz: Leandro Barreto

Cenografia: Aurora dos Campos
Figurino: Luiza Marcier
Vídeo: Felipe Ribeiro
Direção Musical: Lucas Marcier

Assistência de Direção e colaboração na dramaturgia: Alex Cassal

Tour Manager: Henrique Mariano
Produção: Enrique Diaz e MD Fortes Produções