Espetáculo usa diálogos simples para alertar jovens sobre a Aids

Por - em 38

Mais de 400 alunos de 11 a 17 anos das escolas municipais de João Pessoa assistiram, na manhã desta quinta (25), ao espetáculo itinerante “A gente já disse tudo”, encenado pelo núcleo de teatro do Grupo de Apoio a Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA), fruto do projeto ‘Plataforma Solidariedade-Prevenção à Aids através da Arte-Educação’. A apresentação aconteceu no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Objetivo da peça é de promover a sensibilização, a mobilização e a capacitação de adolescentes para que se tornem agentes de mudança de comportamento junto a outros jovens. O evento é apoiado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Durante 40 minutos, em um caminhão totalmente estruturado, 25 estudantes de escolas públicas baianas, através da dança, música e da arte cênica, apresentam ao público de forma dinâmica e com uma linguagem informal temas como DST’s, Aids, gravidez na adolescência e outros assuntos ligados à sexualidade. Ao final do espetáculo há uma interação entre a platéia e os personagens.

“Estes tornaram-se multiplicadores e hoje estão transmitindo o que aprenderam para outras pessoas. Aqui, o mais interessante é o jovem falando para o jovem. Portanto, há uma identificação que abre caminho para sensibilizar de forma leve assuntos tão densos”, afirmou Iara Villaça, coordenadora artística do Gapa.

Elisete Venâncio, assessora técnica da Sedec, explica que o evento entra em sintonia com a política que vem sendo implementada pela gestão no incentivo ao ‘protagonismo juvenil’, cujo objetivo é estimular o surgimento de líderes nas escolas. “Percebe-se que o aluno aprende melhor quando ele mesmo é agente desse processo”, disse.

GAPA – O projeto Plataforma Solidária propõe uma ação artística e cidadã de difusão de informações sobre prevenção à Aids e DST’s. Com base nisso, foi criado em 2001 o grupo de teatro do GAPA-BA, que usa as ates cênicas como ferramentas educacionais. O grupo tem se apresentado em Salvador e outras cidades da Bahia e este ano se apresenta em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.