Espetáculos da Paixão de Cristo acontecem de 21 a 23 de março

Por - em 25

A Paixão de Cristo 2008 será contada por uma personagem especial: a mãe de Jesus. Com o título ‘Maria Canta a Paixão’, o espetáculo ao ar livre terá como cenário a Lagoa do Parque Solon de Lucena, cartão postal de João Pessoa. No espetáculo, Maria narra as várias passagens da vida de Jesus acompanhada por um coro formado por 24 mulheres. As apresentações ocorrem entre os dias 21 a 23 de março com entrada gratuita.

O espetáculo terá uma dinâmica diferente dos anos anteriores. Uma grande passarela, com arquibancadas nas laterais, servirá para o desenrolar das cenas em aproximadamente uma hora e dez minutos de teatro e música. Maria, já consagrada rainha do céu, retorna a terra e, ao encontrar um grupo de ‘marias’, passa a rememorar a sua história e a vida de Jesus Cristo.

A narradora é interpretada pelas atrizes Maysa Montenegro, Melânia Silveira e Eleonora Montenegro. O personagem Jesus será vivido por Walmar Pessoa e Apolo Pantera. As várias fases da Paixão de Cristo serão contadas por 52 atores com o acompanhamento de oito solistas e dez instrumentistas, diretor e assistente musical. No total, 150 profissionais estarão envolvidos na concretização do espetáculo. Em uma área de 1.170 metros quadrados serão montadas duas arquibancadas com capacidade total para 2.500 pessoas por sessão.

Duílio Cunha, que divide a direção do espetáculo com Antônio Deol, ressaltou que a proposta foi a de universalizar a encenação a partir do texto de Luiza Barsi e Helena Madruga. “O espetáculo mostra a mulher que gera a vida e luta por ela através de seus atos e palavras. Por isso, na Pietá, é feita alusão às muitas mães que perdem seus filhos injustamente. O que o público verá é fruto do esforço de um grande grupo de artistas e criadores para encontrar o tom da emoção e humanidade ao rememorar a morte, mas antes de tudo, celebrar a vida e a Páscoa. É um espetáculo de temática religiosa, mas sem perder a dimensão artística do teatro”, frisou.