Espetáculos do Outubro do Teatro fazem ‘Circuito Cultural das Praças’

Por - em 33

O projeto Outubro do Teatro, realizado durante todo este mês em diversos espaços da cidade, integra também a programação do ‘Circuito Cultural das Praças’, que ocorre semanalmente em sete praças da cidade, sempre a partir das 20h, e uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMPJ). Durante o próximo fim de semana, quatro dessas praças recentemente construídas ou reformadas recebem os espetáculos.

No Anfiteatro Poeta Lúcio Lins da Praça da Paz, nos Bancários, o pólo ‘Cultura de Casa vai à Praça’ apresenta ‘Chapeuzinho Vermelho’, da ‘Cia. Arretado Produções’. Já no Anfiteatro Chico César da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, será encenado ‘Espelho, espelho meu’, da ‘Cia. Rataplan’, enquanto no Anfiteatro Sivuca da Praça Bela, no Funcionários II, a ‘Trupe Pirulito’ apresenta ‘Maria Roupa de Palha’. No Anfiteatro Zé Ramalho, da Praça do Caju, no Bessa, será encenado ‘Meidefêra’, do grupo teatral ‘Três Atos’.

No pólo ‘Palco Aberto’, da Praça Aquiles Leal, em Jaguaribe, acontecem as apresentações do ‘Grupo Itinerante de Poesia Jaguaribe’ e banda ‘Odecasa’. Já o pólo ‘Viva a Praça’, da Praça Tiradentes, na Torre, apresenta o show do cantor e compositor Dida Fialho, enquanto o pólo ‘Arte na Praça’, da Alcides Carneiro, em Manaíra, traz o grupo de música e dança ‘Xibalua’.

Outubro do Teatro – É um projeto realizado pela PMJP em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Núcleo de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (NTU/UFPB) e o Teatro Ednaldo do Egypto, composto de diversas atividades, a exemplo de mostras teatrais, oficinas e espetáculos em praças.

O objetivo é dar maior visibilidade à produção teatral do município, reunindo ao longo de todo este mês, de forma interativa, as mostras e encontros de teatro existentes na cidade que se realizam por todo ano, formando desta maneira um quadro amplo dos vários níveis e expressões das artes cênicas, estabelecendo um diálogo vivo e de intercâmbio cultural.

Além da chance de assistir a vários espetáculos teatrais da Paraíba e de outros Estados, o público tem oportunidade de conhecer a diversidade cultural da cidade. O projeto contribui ainda para a formação de novos diretores de teatro, atores, atrizes, cenógrafos, maquiadores e demais profissionais envolvidos em cada gênero teatral, através de seminários, oficinas e debates com artistas do cenário nacional.