Espetáculos marcam comemorações dos 10 anos do ‘Dança na Escola’

Por - em 29

A Prefeitura de João Pessoa vai comemorar os dez anos do projeto “Dança na Escola” com a realização da mostra “Assim se dança nossa história”, que começa nesta terça-feira (27), no Teatro Ariano Suassuna, e prossegue na quarta (28). A Mostra terá a participação de espetáculos produzidos por 44 escolas da Rede Municipal de Ensino e espera reunir mais de 800 alunos nos seus dois dias de evento. A coordenação do evento está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação.

A Mostra vai contar como o Projeto vem trabalhando nas escolas municipais nesses dez anos. “Todos os anos nós realizamos a Mostra para concluir as atividades do Projeto. Agora o encerramento tem um brilho maior, porque além de fechar as práticas anuais, vai comemorar esses 10 anos de muita aprendizagem e bons frutos”, informou Joseneide Correia Behar, coordenador do Projeto Dança na Escola.

A programação da noite de abertura contará com homenagens à idealizadora do “Dança na Escola”, a professora Iguatemi Lucena, e à primeira coordenadora do Projeto, professora Fernanda de Albuquerque. “As duas professoras hoje já não estão mais participando do projeto, mas é de significativa importância prestar uma homenagem a quem deu o primeiro passo nesta história”, lembrou Joseneide Behar.

“A Sedec entende a dança como instrumento educativo e pedagógico e, através de eventos como esses, nós entendemos o quanto é importante estimular todas essas ferramentas que acrescentam novos valores nas crianças e nos adolescentes”, enfatizou Ariane Sá, secretária de Educação da Prefeitura de João Pessoa.

Dança na Escola – O projeto teve início em 1997, por meio de oficinas que aconteciam em 16 escolas da Rede Municipal de Ensino. Em 10 anos de atuação, a ação atende atualmente uma demanda de 55 escolas, envolvendo cerca de dois mil alunos e 50 professores, que atuam em escolinhas e grupos de dança.

O objetivo do “Dança na Escola” é o enriquecimento e valorização das atividades corporais desenvolvidas na disciplina Educação Física. “O projeto tem apresentado resultados significativos para a comunidade escolar a partir de um esforço conjunto de alunos, professores, diretores de escola e demais segmentos envolvidos. A ´Dança na Escola´ ainda se propõe ao desenvolvimento dos valores sociais, físicos, recreativos, morais, metal e cultural através do ensino da dança”, enfatiza a coordenadora.