Esquema de limpeza para carnaval começa com lavagem de escadarias

Por - em 14

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) preparou um esquema especial de limpeza para os festejos de carnaval de João Pessoa. A operação terá início nesta sexta-feira (05) com a tradicional lavagem das escadarias do Beco da Faculdade de Direito, a partir das 6h da manhã, e só deve ser concluída com o fim do carnaval tradição na quarta-feira (17). Cerca de 200 agentes de limpeza trabalharão no esquema de limpeza durante e depois do carnaval, deixando a cidade mais limpa e organizada.

Mas essa ação de limpeza para os festejos de momo já começou muito antes com a preparação das ruas e avenidas para o ‘Folia de Rua’. As equipes de agentes de limpeza vêm realizando o serviço de varrição, capinação, pintura de meio-fio e a retirada de pedras soltas e restos de vidro de várias áreas da cidade desde o final de janeiro. Já foram feitos serviço de limpeza no Cristo Redentor, Jaguaribe, Cruz das Armas, Bessa, Tambiá, Oitizeiro, Valentina Figueiredo, Bancários, Miramar, Varaduro, na área central, entre outros bairros.

Segundo o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, Noé Estrela, esse tipo de ação traz conforto à população. “Com a operação de limpeza para o carnaval começando antes dos festejos, preparamos as vias públicas para a folia, retirando materiais que podem provocar acidentes as pessoas como pedras soltas e pedaços de vidro”, explicou.

Durante o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, a equipe de limpeza dará continuidade ao esquema, com a varrição e limpeza das vias públicas durante e após os festejos, atendendo tanto os foliões de rua quanto os dos blocos de bairro. De acordo com Noé Estrela, a população pode ajudar a deixar o carnaval ainda melhor com alguns procedimentos simples. “É importante que os foliões evitem jogar o lixo nas ruas e vias públicas, acondicionando esse material em papeleiras, contentores ou mesmo em sacolas plásticas”, afirmou.

Lavagem – A tradicional lavagem da Rua Gabriel Malagrida, conhecida como Beco da Faculdade de Direito, será realizada nesta sexta-feira (05), partir das 6h, iniciando a operação de limpeza da Emlur. Na higienização, a equipe de agentes utilizará um caminhão pipa e realizará a aplicação de produtos químicos para limpeza e aromatizante.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, o esquema de limpeza mostra sua importância tanto para a questão de higienização da cidade quanto para a segurança e bem-estar da população. “Em eventos festivos e de grande aglomerado de pessoas, ações de limpeza tornam-se necessárias, pois trazem segurança e bem-estar a todos”, afirmou.