Estação Cabo Branco abre exposição sobre acervo indígena na Paraíba

Por - em 21

“Ipuarana – Um museu, uma história”. Este é o tema da exposição que vai ser aberta nesta quinta-feira (25), no 2º pavimento da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte. A solenidade de abertura da exposição acontece partir das 17 horas. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Museu do Índio de Ipuarana, do município de Lagoa Seca. As peças ficarão expostas ao público até o próximo dia 02 de maio. A entrada é franca.

O Museu de Ipuarana é o mais importante detentor de acervo indígena na Paraíba, com uma enorme quantidade de peças museográficas que abordam as missões dos Frades Franciscanos nas tribos indígenas Mundurucus, Pataxós e Tyriós. O acerco é composto por indumentárias, objetos de culto, resquícios arquelógicos, instrumentos musicais e armas.

Núcleos – A exposição disponibiliza ainda acervos de outras tribos locais, abrindo as discussões sobre a questão étnica. A mostra consta de três núcleos: “Sobrevivência e defesa dos povos indígenas”; onde fazem parte instrumentos de caça e pesca; canoa, remos, arcos e flechas, peles de animais e ossadas; “Cotidiano” revela os objetos produzidos pelos índios como cestarias em palhas, cerâmicas, roupas, entre outras indumentárias dos Mundurucus, Pataxós, Tyrióis e acervos de comunidades locais das regiões do Brejo e Cariri paraibano; “Inculturação” são objetos de cultos e festas, colares, cocares, flautas, chocalhos, urnas funerárias e armas.

O visitante poderá conhecer brinquedos e livros traduzidos pelos padres alemães sobre as lendas e cultos dos povos indígenas. No local também está reservado um espaço para “contação” de lendas indígenas que o público poderá interagir.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, destaca a importância da realização da Exposição. “ Além de agregar valor histórico, científico e de resgate identitário, colabora com o Convento Santo Antonio. O Museu de Ipuarana estava fechado por falta de condições da Ordem Franciscana em mantê-lo aberto a visitação pública. Desta forma dá a oportunidade ao público visitante conhecer mais sobre a cultura de um povo que faz parte da história de nosso País”, destacou.

SERVIÇO:
Exposição: Ipuarana – Um museu, uma história
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante
Período: 25/03 a 02/05
Horário : Terça a sexta-feira das 9h às 21 horas, sábado e Domingo das 10h às 21 horas.
Entrada Franca
Informações: 3214.8303/8270
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br