Estação Cabo Branco amplia horário do setor de robótica

Por - em 29

O Laboratório de Robótica da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes passa a funcionar nos três horários (manhã, tarde e noite) a partir desta quarta-feira (16). Para aulas de campo, que acontecem sempre nas quartas e sextas-feiras, o laboratório abre nos turnos da manhã, a partir da 9h30; à tarde, às 14h, e à noite às 19h. O laboratório está localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco.

O objetivo do laboratório é estimular o interesse dos estudantes para a educação tecnológica. A robótica é um ramo da informática que envolve robôs e computação, que hoje em dia é bastante utilizado pelos educadores para promover um estudo de conceitos multidisciplinares, a exemplo da física, matemática, geografia e outros.

O gestor educacional da Estação Cabo Branco, Fagner Ribeiro, explicou que a robótica estimula a criatividade e a inteligência, promovendo a interdisciplinaridade. “A intenção é divulgar essa prática para os que nunca tiveram acesso a esse equipamento, uma vez que recebemos agendamento de muitas instituições de outros estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará”, acrescentou.

No Laboratório de Robótica, o visitante vai encontrar a exposição com sete robôs medianos que funcionam com sensores de luz, faixa, sensor de presença e sensor de toque. Os educadores e monitores trabalham com cinco kits alfa. Nas aulas é formado um grupo com 30 pessoas, subdividido em cinco equipes, que recebem propostas temáticas para desenvolver um protótipo de robô relacionado ao tema escolhido. Em seguida, o estudante recebe a orientação de como montar um robô e a função de cada peça. Logo após, o protótipo é exibido na pista de demonstração.

Devido à procura, nove monitores da casa, de vários cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram capacitados para ministrarem as oficinas de robótica. Entre eles estão os estudantes Carla Eduarda (Letras Português), Luiz Gonzaga (Letras Francês), Márcio Rodrigues (História), Diogo Lênin (Línguas Estrangeiras), Josenildo Guedes (Engenharia de Produção), Michel Lopes (Engenharia Mecânica), Carla Braga (Engenharia Ambiental), Rômulo Felipe (Turismo) e Raphael Moura (Engenharia Elétrica).

As instituições de ensino (particular ou pública) ou grupos de visitantes com no mínimo dez pessoas e no máximo 60, acima dos dez anos de idade, podem fazer o agendamento no setor de Gestão Educacional, pelos telefones 3214.8303 ou 3214.8270.

SERVIÇO:
LABORATÓRIO DE ROBÓTICA
Horários de funcionamento: Quartas e sextas-feiras – Manhã (9h30), tarde (14h) e noite (19h).
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.
Informações: 3214.8303/8270