Estação Cabo Branco apresenta grupo musical ‘Agaúna’, sábado

Por - em 27

O grupo musical ‘Aguaúna’ (de São Paulo-SP) volta a se apresentar na Capital, desta vez no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, neste sábado (17), às 17h30. No mesmo dia, às 15h30, os 11 zabumbeiros do projeto de percussão ‘Tamborete’ vão tocar e cantar no Terraço Panorâmico da Torre e, em seguida, o Grupo da Danças Folclóricas Tenente Lucena, do Sesc, se apresenta no anfiteatro. A programação é gratuita.

‘Aguaúna’ utiliza-se de instrumentos musicais de diversos lugares do mundo como a Cítara indiana, o Didjeridoo aborígene australiano, a Kalimba, o Djembé e o Korá africanos, a Viola Caipira, o Baixo Fretless, o Xilofone, o Metalofone e vozes nativas.

O propósito do grupo é resgatar a linguagem da espontaneidade na criação artística, utilizando o conceito da visualização de cenários míticos. O ‘Aguaúna’ mantém um laboratório de experimentação em seu local de ensaios para testar o limite e o alcance da estética da música de livre improvisação.

Quem é quem – Um dos integrantes do grupo é o paraibano autodidata, Pedro Osmar, que compõe músicas desde a adolescência, sem qualquer formação acadêmica, tendo sido gravado a partir de 1979 por Elba Ramalho, Amelinha, Lenine, Xangai e Zé Ramalho. Ele vem atuando desde a década de 70, como integrante do Grupo Jaguaribe Carne de Estudos.

Um outro integrante do coletivo é Ricardo Venerito, músico multi-instrumentista, artista plástico, terapeuta holístico, citarista há 15 anos, se dedica ao estudo das terapias vibracionais e da música clássica indiana – método Hindustani – Gharana Binkar Aluno de Alberto Marsicano, discípulo de Ravi Shankar e Krishna Chakravarty da Universidade de Benares – Índia.

Os outros dois componentes são Fábio Negroni e Soraia Bandeira. Ela, bastante conhecida do público pessoense, além de cantar, atualmente trabalha também como orientadora vocal. Já Negrone integra o grupo o “Homem da Gravata Colorida” e o quarteto de jazz “Timbre” e atua como professor de música, compositor e arranjador na cidade de São Paulo.