Estação Cabo Branco comemora Dia da Astronomia neste domingo

Por - em 37

Para homenagear o Dia Nacional da Astronomia, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes promoverá observação aberta ao público neste domingo (12) através dos telescópios do Museu de Ciência, no Terraço Panorâmico da Torre Mirante. A atividade integra o projeto Venha Ver a Lua, que acontece na Estação uma vez por mês e tem início previsto para começar às 16h, dependendo das condições climáticas do dia.

No mesmo local haverá uma exposição com temas sobre astronomia. No domingo, a lua estará na fase crescente e o planeta Júpiter poderá ser observado no espaço celeste, se mostrando visível no céu paraibano a partir das 16h.

O coordenador do laboratório, o astrônomo Marcos Jerônimo, disse que no local o visitante vai encontrar astros e planetas, além de banners com informações e ilustrações da história da astronomia e telescópios para as observações. O evento é uma parceria dos astrônomos convidados da Associação Paraibana de Astronomia da Paraíba (APA/PB) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB). Os interessados poderão tirar dúvidas sobre os planetas, astros, cometas, asteróides, entre outros elementos da astronomia.

O Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco foi inaugurado recentemente e faz parte do Museu de Ciência, instalado no primeiro pavimento da Torre Mirante, composto por lunetas, telescópios e projetores para observação. O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautada em uma temática específica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou dentre as temáticas propostas pela Casa, nas quais incluem também a vivência no planetário.

Marcos Jerônimo disse ainda que o funcionamento do Laboratório da Estação Cabo Branco tem sido de grande relevância. “Há cerca de 25 anos não havia um espaço com instrumentos astronômicos na Paraíba para observação dos astros, e agora, com essa implantação, a astronomia voltou a ser valorizada”, disse. Com a ampliação, no próximo ano, irão ser realizados cursos de iniciação à astronomia. O laboratório funciona às terças e quintas-feiras para escolas agendadas, e sextas e domingos para o público em geral.

Venha Ver a Lua – O projeto vem sendo realizado desde o ano de 2008, uma vez por mês, geralmente no domingo que antecede a lua cheia. Tem uma gransde diversidade de público, reunindo desde crianças até pessoas da melhor idade e portadores de necessidades especiais.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath Cananéa, disse que a missão da Casa é a difusão e popularização da ciência através de exposições, palestras, conferências, exibição de filmes, peças teatrais, debates e mesas redondas, entre outras. “Essa atividade é uma oportunidade para comemorarmos o Dia Nacional da Astronomia e também para a comunidade científica e leiga intercambiar sobre a astronomia, ciência pouco divulgada também nas instituições de ensino. A Estação Cabo Branco é sem dúvidas um espaço de fomento científico e de pesquisa, ideal para a realização desse tipo de eventos e que, com certeza, sempre iremos promover outros dessa natureza”, acrescentou.

Dia Nacional da Astronomia – A data comemorativa da Astronomia na verdade é 2 de dezembro, dia de nascimento do imperador do Brasil, D. Pedro II, que era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.

Ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, a Astronomia existe desde as primeiras civilizações. Desde 2000 a.C, os chineses possuíam escolas de Astrologia, em muito contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência.

SERVIÇO:
Projeto VENHA VER A LUA
Atividade: Comemoração ao Dia Nacional da Astronomia
Dia: Domingo (12)
Hora: 16h
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Entrada Franca
Fone: 3214.8303
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br