Estação Cabo Branco divulga lista de monitores selecionados

Por - em 24

Vinte estudantes de vários cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados para a monitoria da Estação Cabo Branco, Ciência – Cultura e Artes. A relação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelos Setores de Monitoria e Gestão Educacional. Os selecionados começam suas atividades em janeiro de 2011.

O processo seletivo para monitores 2011 este ano teve uma metodologia diferente dos anos anteriores. Devido ao elevado número de inscritos (205 candidatos) e a diversidade dos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a direção optou por um processo seletivo avaliativo, realizado através da análise do currículo, devendo o candidato ter cursando no mínimo 30% das disciplinas da grade curricular ou 70%, no máximo, do curso e apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) mínimo de 5,0 (cinco).

A segunda etapa constou da aplicação de dinâmicas de grupo utilizando princípios do psicodrama. Nesta fase os candidatos foram observados em relação aos aspectos como: criatividade, capacidade de resolver problemas, proatividade em grupo, fluência verbal apresentação pessoal entre outros aspectos inerentes ao processo, a exemplo da pontualidade e assiduidade.

A seleção ocorreu em dois dias em dois turnos (manhã e tarde) com grupo de 50 candidatos e 5 observadores (por grupo) capacitados anteriormente para o desempenho da função. A professora, psicóloga educacional e gestora de educação, Cássia Freitas, explicou que o processo de interação em grupo facilita a expressão espontânea dos candidatos e a identificação ampliada de indicadores positivos e negativos do perfil estruturado para a função de monitoria na Estação Cabo Branco.

Os estudantes classificados terão direito a uma bolsa correspondente a R$ 300, além do custeio do transporte. A duração do estágio é de um ano, podendo ser renovado por vontade das partes envolvidas. A coordenadora dos monitores da Estação Cabo Branco, Cecília Avelino, informou que os 91 candidatos que não foram selecionados irão compor o Banco de Dados da casa e serão chamados de acordo com as necessidades da casa.
A lista dos 20 candidatos selecionados e o Banco de Dados está disponível no link www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco/publicacoes/, ou pelos telefones (83) 3214.8303 e 3214.8270.