Estação Cabo Branco expõe 50 espécies de orquídeas raras

Por - em 84

A beleza das orquídeas está em exposição no salão panorâmico da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano, até o próximo dia 19. A mostra “Flores da Estação’ é uma realização da Estação Cabo Branco com a Associação Paraibana de Orquidófilos (APO) e faz parte da programação alusiva ao mês da mulher. A entrada é gratuita.

As orquídeas são as flores mais contempladas no mundo e muitas pessoas fazem de seu cultivo um hobby. Cerca de 50 unidades de raras espécies, que pertencem aos associados da APO, estão na exposição. Entre as espécies que podem ser apreciadas, a de maior destaque é a ‘cattleya labiata’, considerada a rainha das orquídeas do Nordeste brasileiro. De acordo com a presidente da APO, Conceição Soares, o gênero é um dos mais procurados pelos colecionadores em virtude da sua beleza, perfume e pela facilidade de cultivo, sendo a mais indicada para orquidófilos iniciantes.

São mais de 35 mil espécies já descritas, além das híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. Existem orquídeas das mais variadas dimensões, desde pequenas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete até plantas que chegam a três metros de altura. Florescem apenas uma vez por ano. Sua floração dura de três dias a um mês, variando de acordo com cada espécie. “Colecionamos orquídeas pela sua incrível diversidade de formas, perfumes, cores, no tamanho das flores e plantas”, destacou a presidente da associação.

A APO conta com 60 orquidófilos (colecionadores) que dispõem suas espécies para a realização de mostras, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade paraibana para a importância da preservação e do cultivo adequado de orquídeas, assim como na importância de divulgar locais no estado considerados os principais habitats das espécies nativas da região. Paralelamente à exposição, será realizada uma oficina de cultivo de orquídeas, neste sábado (13), a partir das 10h, na sala de audiovisual, com o facilitador Hugo Leite. As vagas são limitadas e a prioridade é para orquidófilos.

SERVIÇO:
Exposição: ‘Flores da Estação’- Mostra de Orquídeas
Local: Salão Panorâmico da Torre Mirante – 2º Pavimento
Período: 10 a 19 de março/ Entrada Franca
Horário : Terça a sexta-feira das 9h às 21h, sábado e domingo das 10h às 21h.
Contato: 8813.5075/ Informações: 3214.8303/8270
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br