Estação Cabo Branco expõe peças sobre Festejos junino

Por - em 27

As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro estão representadas na exposição “Ciclo Junino”, que vai ser aberta nesta terça-feira (8), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano Cabo Branco. A mostra, que este ano tem como tema: “Festejos juninos – sonhos e alegria do povo nordestino”, permanecerá no local até o final de junho, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 21h.

No local o visitante vai encontrar produções audiovisuais, relicários, elementos como pau-de-sebo, material fotográfico e figurinos das principais quadrilhas juninas que participaram do Arraial do Varadouro do ano de 2009, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O organizador da mostra, produtor cultural e turismólogo, Anderson Fonseca, disse que o compromisso desta exposição é dar visibilidade à cultura junina, possibilitando uma visão ampla do conjunto através da criação dos quadrilheiros. “Em termos gerais estamos canalizando uma maneira de transformar as exposições em uma atração diferenciada, fazendo com que o cidadão aprenda a apreciar uma temática tradicional e que está inserida em seu contexto cultural, quando nos referimos às raízes nordestinas”, explicou.

Uma das atrações da mostra será uma sanfona em tamanho gigante colocada na entrada do segundo pavimento da Estação Cabo Branco. Na exposição serão retratadas cenas do cotidiano do ciclo junino, trabalhando a diversidade e a pluralidade de formas através da representação de cada quadrilha. “Nossa intenção é fazer com que a exposição se torne tradição na Estação”, comentou Anderson Fonseca.

A exposição está inserida na programação junina da Estação Cabo Branco, denominada “Arraiá da Estação”, em parceria com a Funjope, e faz parte das comemorações juninas da Capital. A ação cultural é empreendida pelo Governo Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte.

Serviço:
Exposição: Ciclo Junino
Festejos juninos – sonhos e alegria do povo nordestino
Dia: Terça-feira (8)
Hora: 19h
Local: 2º Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte
Data: Até 30 de junho
Horário: De terça a sexta-feira das 9h às 21h. Aos sábados e domingos das 10h às 21h
Informações: 3214.8303 / 3214.8270