Estação Cabo Branco funciona normalmente nesta quarta-feira

Por - em 27

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes funciona normalmente nesta quarta-feira (8), feriado consagrado a Nossa Senhora da Conceição e a Iemanjá. Os visitantes podem aproveitar o dia de folga para conhecer exposições, o planetário e participar de oficinas pedagógicas e do Museu de Ciência. O horário de visitação é das 10h às 21h, com entrada gratuita.

No segundo pavimento da Torre Mirante podem ser vistas as Mostras individuais dos artistas plásticos A. Maximiano (Pinturas), Saullo Ais (Ninho das Cores) e a exposição literária da poetisa e cronista Cristina Guedes (A Casa do Mundo no Reino dos Arcanos).
A exposição Pinturas de A. Maximiano é composta por 22 telas em vários tamanhos. O artista utiliza em suas obras a técnica em óleo sobre tela e passeia pelos estilos das escolas surrealista e figurativa. Nesta mostra individual a alma do artista está explicitamente retratada nos personagens ‘anjos e apocalípticos’ das telas.

A Mostra ‘Ninho das Cores’ do artista plástico, historiador e professor paraibano Saullo Ais é composta por 29 telas produzidas a partir das técnicas acrílica sobre tela e mista, com tamanhos, formas e texturas que vislumbram símbolos e signos. Um dos aspectos que chama atenção nesta mostra são as cores quentes, que segundo o artista, representam o sol que invade constantemente a retina do homem nordestino.

Outra exposição individual é ‘A Casa do Mundo no Reino dos Arcanos’ da poetisa, cronista e jornalista paraibana Cristina Guedes. A mostra integra o projeto Parede Poética do Serviço Social do Comércio (SESC/PB), em parceria com a Estação Cabo Branco. São 21 painéis literários, em formato de banners, em tamanhos variados, com poesias de Cristina Guedes que envolve aspectos pessoais e traz consigo certo simbolismo místico e lírico.

Às crianças – Na Sala de Práticas Educacionais e Artísticas, o público pode também participar das oficinas pedagógicas do Programa Ciranda Curricular, como ‘Danças Populares’, ‘Quadrinização’, ‘Contação de Estórias’, ‘Origami’ e ‘Musicalização (violão)’. Quem optar por assistir um filme pode ver ‘Filhos do Sol’, que está em cartaz no Planetário Digital. O filme oferece um passeio pelo Sistema Planetário enfatizando a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol como principal fonte de calor. A película apresenta ainda as particularidades de cada planeta no tocante às dimensões, condições atmosféricas e outros astros que orbitam no espaço celeste de cada um.

Área externa – Quem se dispor pode percorrer o ‘Caminho do Conhecimento’, localizado na área externa da Estação: são 900 metros, com doze experimentos científicos que tem a função de interagir com o visitante e ao mesmo tempo propiciar aulas de campo sobre Matemática, Física, Biologia, Química e Ciência em geral para estudante e professores das escolas públicas e particulares.

A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos de 10h às 21h. Aulas de campo e visitas monitoradas são precedidas de agendamento. Maiores informações podem ser obtidas através do site da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelos fones (83) 3214. 8303/8270.