Estação Cabo Branco oferece cursos de Astronomia Básica e Zabumba

Por - em 52

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes vai abrir inscrições, na próxima terça-feira (10), para os cursos de Astronomia Básica e de Zabumba. Os cursos têm inscrições gratuitas, vagas limitadas e são direcionados a pessoas com idade acima de 11 anos.

O de Astronomia começa em 2 de fevereiro e vai até o dia 28 do mesmo mês, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, na Sala de Práticas Educacionais e Artísticas. O ministrante é o astrônomo Marcos Jerônimo, que vai oferecer aos alunos um breve histórico da astronomia e aulas teóricas e práticas, como o posicionamento geográfico, o manuseio de lunetas, telescópios e binóculos e a observação dos astros.

Já o curso de Zabumba tem início no dia 1º de março, com duração de 3 meses, nas quintas-feiras, das 19h às 20h30, também na Sala de Práticas Educacionais e Artísticas da Estação Cabo Branco. O ministrante será o músico, arte educador e luthier Luciano Oliveira, que pretende oferecer aos alunos um conteúdo que possibilite entender e vivenciar o fazer da música percussiva através de movimentos da zabumba. Exercícios práticos e teóricos, pesquisas, vídeos, textos e dinâmicas fazem parte da programação do curso.

Luciano Oliveira tem formação no Conservatório Pernambucano de Música, além de atuar na área de educação musical. É idealizador de vários projetos culturais nas cidades de São Paulo (SP), Goiana (PE), Alagoas (AL), Bayeux (PB) e João Pessoa (PB) e mantém uma fábrica de instrumentos de percussão.

Ao final do curso, será montada uma orquestra de zabumbas, executando músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outras polirritmias, que serão apresentadas na Estação Cabo Branco, de forma gratuita, para o público.

Os interessados podem procurar a recepção do auditório ou o Setor de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 21h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-8303 e 8802-0543.

SERVIÇO:

Curso de Zabumba

Ministrante: Luciano Oliveira

Curso de Astronomia

Ministrante: Marcos Jerônimo

Inscrições: Recepção do Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA

Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Fone: 8828.8222

Email: estacao.gestaoeducacional@joaopessoa.pb.gov.br

Setor de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

Email: estação.eventos@joaopessoa.pb.gov.br