Estação Cabo Branco oferece exposições e oficinas pedagógicas

Por - em 48

A Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes está proporcionando diversas atividades culturais para os visitantes neste final de semana. Além das duas exposições; ‘Viver e Compreender o Semi-Árido’ e ‘Modos Eletrônicos’ instaladas nos 1° e 2° pavimentos da Torre Mirante, o público pode conferir também as oficinas pedagógicas de artesanato, dança moderna, técnica de desenho e recreação.

Outra opção disponível na Estação Cabo Branco é a observação astronômica através do Projeto ‘Venha Ver A Lua’, que ocorre todos os meses, em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia. Toda a programação é gratuita.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath, explicou que a programação vem ocorrendo dentro das normalidades. Segundo ele, as atividades internas como eventos externos estão sendo realizados diariamente, exceto as segundas-feiras.

Programação

As exposições – ‘Viver e Compreender o Semi-Árido’, do Museu Interativo do Semi-Árido (Misa), que reúne painéis e objetos que remetem ao modo de vida do homem do campo e as riquezas da flora semi árida; em peças em barro, madeira, roupas de couro, cancioneiro popular, utensílios domésticos e de trabalho que mexem com o imaginário social, remetendo aos ambientes da caatinga, entre outros itens originais. No primeiro pavimento da Torre até domingo(10).

‘Modos eletrônicos – arte, ciência e tecnologia’, assinada pelo artista computacional paraibano (radicado em Brasília) Christus Nóbrega, a mostra exibe o corpo humano como ser interagente que atua no real e no espaço virtual, segundo seu criador. Os trabalhos apresentados abordam o universo das linguagens peculiares à arte e tecnologia, abrangendo a videoarte, webarte, realidade virtual, vida .trabalhos, manipulando e alterando a aparência das obras através de dispositivos e sensores computacionais, encontra-se no segundo andar, para visitação até 14 de junho.

Venha Ver A Lua – Projeto realizado todos os meses em parceria com a Apa, será realizado domingo(10) a partir das 16 h com apresentação de vídeo, na sala de convenções II, seguida da observação telescópica da lua, planetas e do céu que ocorrerá no terraço panorâmico da torre, às 17h30min.

A Associação Paraibana de Astronomia-APA tem como finalidade realizar observações astronômicas, cartográficas e fotográficas do universo, bem como promover conferências, simpósios e exposições sobre a temática e ciências afins.

Neste ano em que se comemora o ano internacional da astronomia, segundo o presidente Ivan Costa, “no Brasil, temos uma meta de levar pelo menos um milhão de pessoas a observarem algum objeto celeste através de um telescópio ou ver um vídeo de Astronomia. Nossa contagem é realizada através de um caderno de assinaturas. Portanto pedimos aos participantes para colaborar com essa contagem, assinando nosso caderno antes de observar o céu. É tudo que pedimos em troca. É uma oportunidade marcante. Estaremos na Estação Cabo Branco todos os meses do ano de 2009”, finalizou.