Estação Cabo Branco oferece programação especial de férias

Por - em 36

Férias escolares! Um alívio para a criançada e um tormento para alguns pais que não têm com quem deixar seus filhos neste período. Uma opção de lazer, diversão e entretenimento gratuitas são as oficinas de artes que estão acontecendo durante a semana e nos finais de semana na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes localizada na Avenida João Cirilo Silva, s/n, Altiplano.

Neste final de semana, em especial, acontecem às oficinas de Artesanato, Dança Folclórica e Musicalização. As oficinas são conduzidas pelos oficineiros do Programa Ciranda Curricular da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de João Pessoa. No sábado (18), a partir das 10h, na sala de práticas educacionais da Estação Cabo Branco acontece oficina de artesanato, ministrada pela oficineira Cássia Gracielle, que vai mostrar as habilidades em tecido, pintura em tela e fuxico. Também no sábado, no mesmo horário, a professora de dança e oficineira, Danielle Amaro, estará ministrando a oficina de Dança Folclórica e ensinando os passos do xaxado, forró, coco e ciranda.

No domingo (19), às 10h, o professor Genetton, estará ministrando a oficina de musicalização, feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc. A oficina tem o objetivo de despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.

Atividades Lúdicas – No geral, as oficinas ministradas na Estação são feitas através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc. Lúcia Galdino, mãe de Tiago (9 anos) e Ricardo (12 anos), que esteve na Estação no último final de semana, disse que ficou encantada. “Meus filhos se divertiram bastante” , completou.

O lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo. A coordenadora do setor de Gestão Educacional da Estação Ciência, Cássia Freitas, disse que as oficinas além do aspecto lúdico representam uma ação de formação de cidadania e inclusão social.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, professor Fernando Abath, disse que as oficinas além de propiciarem entretenimento sadio têm como objetivo maior a formação de identidades culturais, pois a principal missão desta Estação é de criar opções de pertencimento no campo pedagógico, visando levar às crianças e aos adolescentes o conhecimento sobre a nossa cultura e fazer artístico.

No próximo final de semana, dias sábado (25) e domingo (26) haverá oficinas de quadrinização com o oficineiro Hausman, Recreação com Edson, Violão com Raimundo e Contação de História com José Carlos.

Programa – O Ciranda Curricular é um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola um espaço de interação entre toda a comunidade. As atividades acontecem aos sábados através de oficinas artísticas, educativas e profissionalizantes que são ofertadas para estudantes, familiares e comunidade em geral. Não há qualquer restrição no que diz respeito à faixa etária, sexo, etnia, credo e escolaridade.
            
O programa está na Estação Cabo Branco há cerca de um ano e tem atraído pessoas de várias idades e movimentado bastante a casa nos dias semana e nos finais de semana. A todo o momento os oficineiros (com são chamados as pessoas que ministram as oficinas) estão circulando pela Estação convidando os visitantes a participarem das oficinas na sala de práticas educacionais.

SERVIÇO:
Oficinas de Artesanato, Dança Folclórica e Musicalização
Sábado (18) e Domingo (19)
Hora: 10h
Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes
Informações: 83.3214.8303.