Estação Cabo Branco programa atrações variadas para este mês

Por - em 26

Astronomia, exposições e até ensaio de escola de samba estão na programação de fevereiro da Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. Durante o período carnavalesco, que vai de 21 a 25 deste mês, o complexo vai continuar com as portas abertas ao público. O espaço está disponível para visitação sempre de terça-feira até domingo.

Dentro do projeto ‘Ensaio Aberto’, que acontece no anfiteatro sempre a partir das 17h, o visitante poderá conhecer o som de bandas locais enquanto os grupos tentam organizar a apresentação. No domingo, 1º de fevereiro, quem ensaiou foi a banda Pé de Coco, com um reggae ‘nordestinizado’. Já o grupo ‘Odecasa’ vai afinar os instrumentos no sábado (7). Em seguida, o blues toma o palco com o publicitário e compositor Jocca Jr. (guitarra, violão, gaita e voz). Ele estará acompanhado por Júnior Espínola (guitarra), Pablo Ramires (bateria), Fábio Cavalcante (guitarra) e Edinho (baixo).

Ainda dentro do ‘Ensaio aberto’, no domingo (8) a agenda conta com a Associação Cultural Império do Samba, fundada em 2004. A escola de samba vai esquentar os tambores na Estação Cabo Branco, fazendo pela primeira vez um ensaio aberto fora da sede que fica no Bairro do Roger, com a participação de todos os integrantes.

No domingo seguinte (15), o artista Kaká Santa Cruz encerra o projeto ‘Ensaio aberto’ ao lado da banda ‘Negócio da Alma’ e do grupo de percussão ‘Círculo dos Tambores’. A performance terá elementos visuais, integrando ciranda à música contemporânea.

A Estação Cabo Branco abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos finais de semana e feriados, a visitação ao local pode ser feira das 10h às 18h. Mais informações pelo telefone 3214-8303.

De olho no espaço – Sempre aos domingos que antecedem a Lua cheia, o visitante da Estação Cabo Branco pode ter acesso a exibições de vídeos sobre astronomia, além de observar os astros utilizando telescópio. As atividades fazem parte da programação do Ano Internacional da Astronomia. A programação para este mês de fevereiro está agendada para dia 8, a partir das 16h30, na sala de audiovisual da torre e no terraço panorâmico do mesmo edifício. A iniciativa conta com a parceria da Associação Paraibana de Astronomia(APA).

Cursos – Outra opção são as diversas mini oficinas culturais ministradas gratuitamente. As aulas estão dentro do programa Ciranda Curricular–Verão 2009, coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Os cursos duram em média 20 minutos e acontecem na Sala de Multi Uso. As modalidades incluem Percussão Corpórea, Artesanato, Origami, Balé, Dança Moderna, Recreação, Quadrinização, Dança do Ventre, Teatro, Contos de História, Desenho e Mosaico.

Exposições temporárias – Este mês, a ‘Arte Paraibana em Pequenos Formatos’, entrando no clima do período momesco, apresenta novos artigos. Entre eles, estão as máscaras carnavalescas dos artistas Teté Leite e Dada Venceslau, além de camisetas, postais, esculturas e pequenos quadros de mais de 50 artistas paraibanos. A mostra está aberta ao público até o dia 29 de março. Todas as obras estão à venda na loja de souvenires, ao lado do anfiteatro.

Ainda com relação às exposições, a Estação Ciência oferece ‘Pedras no Caminho’, do artista plástico campinense Luiz Barroso, que residiu 14 anos na França. Outra opção é ‘A Ciência aplicada à conservação da biodiversidade na Paraíba’, disponível no primeiro pavimento do bloco da Torre até o final deste mês. São fragmentos ósseos de cachalote e esqueleto de peixe-boi, fotografias, painéis, plotagens, vídeos enfocando aves silvestres, mamíferos aquáticos e os primatas brasileiros. Também inclui espécies ameaçadas que habitam reservas e áreas de proteção ambiental do Estado.

A Ciência e a História, incluindo o exótico mundo das navegações, são contadas na exposição ‘Navegar é preciso – Conhecer também é preciso’. As peças são fruto de um trabalho artesanal de construção e montagem das embarcações. A mostra fica aberta à visitação no segundo andar da Torre até o dia 1º de março.