Estação Cabo Branco promove campanha para arrecadar livros

Por - em 33

Mais uma ação cultural e educativa será realizada pela Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Trata-se da campanha de arrecadação de livros literários para compor a biblioteca do projeto ‘Troca de Livros e Conhecimento’. O projeto tem o objetivo de levar cultura de forma gratuita a todos os públicos. As doações podem ser feitas na recepção da Estação Cabo Branco, de terça a sexta-feira, das 9 às 18h; e sábados e domingos, das 10 às 18h.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, afirmou que este projeto chega para agregar e dar mais valor aos programas já existentes na Estação ligados à literatura. “Nós já temos mensalmente o ‘Varal Poético’, a ‘Roda de Leitura’ e outros projetos voltados para a área de leitura. A biblioteca do ‘Troca de Livros e Conhecimento’ é um projeto permanente, que vai dar a oportunidade aos visitantes de levarem para casa a cultura adquirida na Estação Cabo Branco”, comentou.

Projeto – O projeto da criação permanente da Biblioteca será inaugurado na primeira semana de julho, mês de aniversário da Estação Cabo Branco. “Este projeto é apenas a primeira iniciativa de uma série de programas voltados para a área da literatura que serão apresentados durante as comemorações do aniversário da Estação. Além disso, estamos preparando o Festival de Literatura para dezembro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, informou Marianne.

A professora e idealizadora do projeto, Maria Hawley, disse que a ideia nasceu da vontade de despertar o interesse pela leitura nos jovens de hoje. “Além de ser o ponto turístico mais visitado da Capital, a Estação Cabo Branco recebe diariamente a visita de escolas públicas e particulares. O projeto pretende dar aos estudantes a oportunidade de adquirir cultura e conhecimento de forma lúdica e gratuita”, acrescentou. Maria disse ainda que o projeto não se limita só aos estudantes. “O projeto é destinado ao público de todas as idades, basta apenas ter interesse pela leitura”.

Livros – A biblioteca é formada inteiramente de livros doados, mas é preciso estar bem conservado, sem páginas faltando ou rasgado. “Temos algumas parcerias de instituições que se interessaram pelo projeto e resolveram doar alguns exemplares. Mas a grande parte das doações que recebemos vem de pessoas comuns, que apoiam a difusão da leitura de forma gratuita”, conta Maria Hawley.

A estudante Suzana Resende fez questão de doar os livros que mais gosta para o projeto. “O ato de ler um livro e doar para que outra pessoa também compartilhe daquele conhecimento é uma forma de contribuir para o futuro do país”, comentou.

Funcionamento – Todo o livro doado será cadastrado. O visitante pode levar um livro para trocar por outro de seu interesse disponível no acervo da biblioteca. Para as escolas existirá um cadastro diferente, em que o estudante poderá fazer o empréstimo de um livro, caso não tenha um para trocar, fornecendo os dados de sua instituição de ensino.

SERVIÇO:

Projeto Troca de livros e conhecimento

Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h

Sábados e domingos, das 10h às 18h

Local: Recepção da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

 

CONTATO PARA A IMPRENSA:

Maria Hawley: 8719.9730/ 3214.8270 ou 3214.8303

E-mail: soniahawley@gmail.com